O governador Ronaldo Caiado durante vistoria à área doada pela Embrapa, onde será construído complexo de tratamento contra o câncer, ao lado do titular da Secretaria-Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, presidente do Hospital do Amor, de Barretos (SP), Henrique Prata, arquiteta responsável pelo projeto, Carla Vilhena Darahem: “Isso aqui vai ser um hospital do SUS, do cidadão carente, de quem precisar, é um hospital público”

O governador Ronaldo Caiado garantiu, na tarde desta quarta-feira (04/08), em Brasília, a transferência da área para a construção do Hospital do Câncer de Goiás. A agenda na Capital Federal, para participar da posse do novo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Ciro Nogueira, rendeu ainda a confirmação da entrega da Ferrovia Norte-Sul em até três meses.
Para o Hospital do Câncer, a regularização do terreno destinado à obra encerra um entrave de ordem burocrática. O local, que antes pertencia à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), passou para o domínio da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Economia. Durante a solenidade de posse, o presidente Jair Bolsonaro, informou a Caiado a posição favorável em conceder o espaço. “Não existe coisa mais nobre do que essa. Como a gente vai negar? Está decidido”, declarou em sinal positivo.
“É um hospital que sempre foi o meu sonho”, revelou Caiado. “Trata-se de algo inédito que vai garantir atendimento e tratamento médico-hospitalar de qualidade para crianças, mulheres, idosos e pacientes em geral, que poderão contar com um espaço humanizado e adequado com os melhores padrões internacionais na área da saúde”, complementou Caiado.
Ferrovia Norte-Sul
Em mais uma frente para o desenvolvimento do Estado, Goiás recebe, nos próximos meses, a conclusão da Ferrovia Norte-Sul, obra projetada para protagonizar o transporte ferroviário no Brasil. “Essa ferrovia é a coluna vertebral do País e dá ao Centro-Oeste a perspectiva de competir com os Estados litorâneos”, ressaltou Caiado durante a inauguração, no dia 27 de julho, do Terminal Intermodal que está vinculado à ferrovia no município de Rio Verde.
Em recente pronunciamento, Caiado destacou que a atuação do governo federal tirou a ferrovia de um cenário de incerteza. “Antigamente a Norte-Sul era motivo de escândalo e corrupção. Hoje, é uma realidade”, afirmou o governador. Segundo Caiado, a liberação total da obra transpõe Goiás do isolamento logístico para uma alternativa viável de desenvolvimento do transporte de cargas.