Início » Em entrevista à TV Aparecida, Velomar e Neusa falam sobre ações voltadas à população em situação de rua em Catalão

Em entrevista à TV Aparecida, Velomar e Neusa falam sobre ações voltadas à população em situação de rua em Catalão

de Antônio Paulino
6737 visitas

Velomar é entrevistado pela TV Aparecida, neste sábado, dia 22/11

O prefeito de Catalão, Velomar Rios, e a secretária municipal de Promoção e Ação Social, Neusa Rios, concederam entrevista à TV Aparecida, neste sábado (22/11), nos jardins do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Eles falaram sobre a experiência do Posto de Atendimento ao Cidadão na Condição de Morador de Rua, inaugurado em agosto deste ano, em Catalão.
O serviço, que reforça as políticas de inclusão social do município, atende em média 30 pessoas por dia e funciona como um espaço de acolhimento, cuidado e reconstrução de vínculos.
As pessoas em situação de rua são recebidas com café da manhã, a partir das 8 horas. Elas têm acesso a banho, com fornecimento de kit completo de higiene: toalha, sabonete, bucha, pasta e escova de dente e desodorante. Para quem solicita, também são oferecidos estojos para barbear.
Caso seja necessário, o posto realiza ainda doação de roupas – por isso, a importância da doação de roupas usadas ao Posto. Após o banho, os usuários recebem um ticket refeição e orientações individualizadas.
Além da assistência imediata, o espaço atua na organização da documentação dessas pessoas, caso seja solicitado. A equipe ajuda na emissão de carteira de identidade, consultas de “nada consta” e outros registros necessários.
O posto também oferece apoio para participação em processos seletivos de emprego e trabalha na reintegração ao mercado de trabalho. Para aqueles que manifestam desejo de retornar ao convívio familiar, a Prefeitura fornece passagens para a cidade de origem.

Saúde
A estrutura do posto é integrada ao trabalho do Consultório na Rua, programa que já atua em Catalão com atendimento itinerante a pessoas em situação de rua. Profissionais de saúde garantem acompanhamento médico e odontológico de forma contínua e humanizada.

Há dias específicos para determinados atendimentos: às terças e sextas-feiras, usuários com demandas relacionadas ao uso de álcool e outras drogas são encaminhados e acompanhados junto ao CAPAS-AD; às quartas-feiras, são realizadas consultas médicas; também há oferta de consultas oftalmológicas, conforme a demanda.
A secretária e primeira-dama, Neusa Rios, ressaltou o aspecto transformador do serviço. “Este posto representa um trabalho contínuo de cuidado, transformação de vidas e recuperação da autoestima de quem mais precisa”, destacou.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário