Início » Encerramento da 149ª Festa do Rosário celebra fé, tradição e emoção em Catalão

Encerramento da 149ª Festa do Rosário celebra fé, tradição e emoção em Catalão

de Antônio Paulino
7500 visitas

Chega ao fim mais uma edição da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, uma das manifestações religiosas e culturais mais antigas e significativas de Catalão. A 149ª edição termina nesta segunda-feira à tarde, com a tradicional cerimônia da Entrega da Coroa, momento em que os festeiros de 2025, Luiz Sampaio e Samara, passam a coroa da Santa para os festeiros de 2026, Dr. Nicolau e Julieta.

Apresentação dos ternos em frente a Igreja do Rosário

O evento deve reunir mais uma vez no Largo do Rosário os 25 ternos de congos, que se despedem da Santa Padroeira com apresentações diante da população e do Reinado, em uma cerimônia marcada por emoção, fé e alegria.

Durante toda a segunda-feira, os ternos percorrem as ruas da cidade realizando visitas a residências, onde são recebidos com café e orações em forma de cânticos, pedindo bênçãos e a intercessão de Nossa Senhora do Rosário pelas famílias catalanas.

Neste último dia, não há mais celebração de missa na Praça do Rosário, como ocorreu ao longo de toda a festa. O destaque fica mesmo para a Entrega da Coroa, considerada o ponto mais simbólico e esperado do encerramento.

Apresentação das bandeiras em frente a Igreja do Rosário

Esse ano, no último final de semana da festa, o governador Ronaldo Caiado veio conhecer essa tradição e prometeu que vai assinar um  Projeto de Lei do deputado Luiz Sampaio, apresentado na Alego, tornando Catalão a capital goiana das congadas. À noite, o vice-governador Daniel Vilela participou da última missa celebrada na praça.

As barraquinhas instaladas ao redor da praça, que durante os dez dias de festa movimentaram o comércio local com a venda de alimentos e produtos variados, começam a ser desmontadas e devem deixar o espaço nos próximos dois dias, normalizando o trânsito na região central da cidade.

Com o fim de mais uma edição, a Festa do Rosário reafirma seu papel como patrimônio cultural e religioso de Catalão, unindo gerações em um mesmo propósito: celebrar a fé e manter viva uma tradição que atravessa quase um século e meio de história.

0 comentario
1

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário