Início » Filho de garimpeiro se manifesta sobre polêmica envolvendo diamante em Coromandel e Araguari

Filho de garimpeiro se manifesta sobre polêmica envolvendo diamante em Coromandel e Araguari

de Antônio Paulino
7361 visitas

A família do garimpeiro responsável pela descoberta do diamante gigante de 646,78 quilates, em Coromandel (MG), contestou as suspeitas sobre a origem da pedra.

A pedra foi encontrada na região do Douradinho, na zona rural de Coromandel

O diamante, registrado em maio de 2025 pela Diadel Mineração, está sob investigação da Polícia Federal (PF) e da Agência Nacional de Mineração (ANM) após denúncias de possível desvio e inconsistências na documentação. Considerado o segundo maior já registrado no Brasil, o achado segue sob apuração.

Segundo um dos filhos do garimpeiro, a denúncia não estaria relacionada à origem da pedra, mas sim a uma tentativa de prejudicar um comprador envolvido na negociação. Segundo o rapaz, a pedra é do garimpo em Coromandel e não de Araguari. A polêmica teria acontecido por um desentendimento com um comprador.

A ANM reteve a gema e determinou que a Diadel Mineração apresente documentos técnicos detalhados sobre a extração, incluindo registros de produção, pesagem e identificação do local exato do garimpo. O processo de Certificação de Kimberley (CPK), necessário para validar a comercialização da pedra no Brasil ou no exterior, segue suspenso até a conclusão da investigação.

Enquanto isso, a Polícia Federal apura se houve irregularidades na documentação e se o diamante poderia ter sido desviado de outro garimpo legal em Araguari, a 154 km de distância.

0 comentario
1

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário