Mais de 180 trabalhadores receberam os certificados de conclusão dos cursos gratuitos de qualificação realizados pelo Governo de Goiás, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As formações fazem parte do projeto Mais Empregos – Qualificação, que atende demanda de setores produtivos que tem vagas para contratação imediata, mas enfrentam carência de mão de obra preparada para os postos disponíveis.

Cerimônia de formatura dos profissionais qualificados em cursos gratuitos por meio de parceria entre Governo de Goiás e Senai
Nesta primeira etapa do projeto, foram certificados 106 profissionais para a Construção Civil e 80 para Tecnologia da Informação e Design Gráfico. Os formandos em parceria com o Senai concluíram cursos com carga horária entre 160 e 320 horas, em cinco especialidades: aplicador de revestimento cerâmico, instalador hidráulico, montador de sistemas de construção a seco, pedreiro de alvenaria e pintor de obras imobiliárias. Setenta por cento dos profissionais estão trabalhando, sendo a metade do mercado formal e a outra metade empreendendo.
“Estamos aqui para celebrar a vitória de vocês, sabemos que existem muitas vagas, mas nem sempre as pessoas estão bem qualificadas para elas. E, com o apoio do Governo de Goiás, essas pessoas conseguem fazer um curso para mudar de vida. É gratificante saber que muitos saem daqui já empregados”, destacou o secretário executivo de Políticas Sociais, Alexandre Parrode, que representou a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, durante o evento.

Alunos do projeto Mais Empregos – Qualificação na área de Construção de Civil
“Nós fomos chamados pelos setores produtivos com esse desafio: preparar o trabalhador e ocupar as vagas abertas no mercado. Nós sabemos que muitos não querem a carteira assinada, querem empreender. Então, estamos fazendo o papel do governo: dando a qualificação, levando esse trabalhador até o emprego e incentivando quem quer trabalhar por conta própria. Nosso interesse é gerar renda, melhorar a vida da população e acelerar a economia do estado”, pontuou o secretário da Retomada, César Moura.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, também falou sobre a importância da qualificação: “Nós sabemos que a educação serve para transformar vidas, e fiquei muito emocionado em ver a maioria desses formandos aqui dizendo que querem empreender, pois esse é nosso propósito, ver as pessoas crescerem através da qualificação”.

Profissionais foram especializados para suprir déficit de mão de obra nas áreas da Construção Civil
Mais emprego e renda
Entre os formandos, o sentimento era de gratidão e esperança. Warley Nazaré está prestando serviço ao exército e fez o curso de pedreiro de alvenaria, com a expectativa de empreender na área quando sair das Forças Armadas. “O curso foi ótimo para adquirirmos um conhecimento a mais na área. Foi uma experiência muito boa e agora pretendo empreender”, conta ele.
Já Rafael Costa está empregado em uma construtora de Goiânia e fez o curso de instalador hidráulico a pedido da própria empresa. “Vou ganhar mais a partir de agora e pretendo fazer outros cursos para ampliar minhas possibilidades”, afirma.
A meta é qualificar 2 mil trabalhadores para a atividade industrial e 760 para as áreas de TI, design e culinária, com especial atenção para o público desocupado e/ou em vulnerabilidade socioeconômica, dentro do projeto que é realizado com recursos do Goiás Social e gestão da Secretaria da Retomada. Estão abertas inscrições para novas turmas pelo site senaigoias.com.br e goias.gov.br/retomada.