
Governo de Goiás entrega mamógrafo e outros equipamentos de exames de imagem ao Hospital Geral de Goiânia (HGG)
Garantir mais qualidade de vida aos 7,2 milhões de goianos tem sido um objetivo constante ao longo de mais de três anos e dois meses da gestão do governador Ronaldo Caiado. Para alcançar este fim, um dos meios tem sido fortalecer e intensificar políticas públicas voltadas para aquelas que são o esteio das famílias: as mulheres. Desde 2019, a atual administração implementa uma série de ações, especialmente em áreas fundamentais, como Segurança Pública e Saúde.
“É para sermos referência nacional. A mulher goiana vai saber que estamos avançando, mas que queremos o patamar de excelência: taxa zero de agressão e violência”, afirma o governador, com aval da primeira-dama Gracinha Caiado. “O Governo não dialoga com agressores. Fazemos política para proteger as mulheres, que têm em Goiás e no governador Ronaldo Caiado aliados no que for preciso”, complementou Gracinha.
Um dos destaques foi a criação, em novembro de 2019, do “Todos Por Elas – Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que envolveu ações de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar. Desde o lançamento, são 81 municípios instruídos diretamente sobre implementação e cerca de 70% dos 246 municípios desenvolvendo ações.
Dentre elas, a criação de aplicativos para segurança feminina e denúncias, investimentos em infraestrutura e capacitação de servidores e agentes da sociedade civil, assim como o Protocolo Sinal Vermelho, que se tornou lei, e o Dia Laranja, em adesão à ONU Mulheres.
Houve ainda a implantação da Sala Lilás, na sede da Polícia Técnico-Científica, em Goiânia, que também representou um avanço no acolhimento às vítimas de violência durante a realização de exames de corpo de delito de forma qualitativa. A integração dos serviços pretende ajudar as vítimas a se sentirem mais à vontade para relatar e falar sobre a violência sofrida.
A nova gestão também criou o Batalhão Maria da Penha, com atuação em todo o Estado, e abriu Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). Outros serviços de destaques são: o Centro de Referência Estadual da Igualdade (Crei); implantação de um sistema de abrigamento gratuito na rede de hotéis Ibis, em parceria com o instituto Avon; e da Casa da Mulher Brasileira, em etapa de licitação para construção na capital e mais quatro municípios.
Saúde da mulher
O governador Ronaldo Caiado transformou a Saúde em uma das prioridades de sua gestão. Neste contexto, medidas que contemplem o público feminino ganharam fôlego e ênfase: entre elas, as Unidades Móveis de Prevenção ao Câncer de mama e colo uterino, também chamadas de carretas da prevenção, estruturas ligadas às policlínicas. Presente nos municípios que compõem a região de abrangência da unidade de saúde, o serviço visa a prevenção do câncer e o diagnóstico precoce (quando a chance de cura é de 95%).