Início » Grupo de caçadores com cães e espingarda abate ‘javali gigante’ em fazenda de Paracatu/MG

Grupo de caçadores com cães e espingarda abate ‘javali gigante’ em fazenda de Paracatu/MG

de Antônio Paulino
7261 visitas

Um javali com peso estimado em 250 quilos e 1,63 metro de comprimento foi abatido por dois caçadores próximo a uma fazenda em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais.

Com a expansão por diversas regiões do Brasil e os riscos à biodiversidade, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou em 2013 o controle da espécie. O objetivo do controle técnico é conter a multiplicação do animal. A caça precisa de autorização.

Javali abatido em Pacatu tinha 1,60 metro — Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

De acordo com Cristiano Mendonça, treinador que acompanha o grupo, o javali foi abatido no mês passado após ser localizado em uma área de lavoura. Os caçadores o seguiram com um veículo e usaram uma lanterna durante a noite.

O animal foi abatido com uma espingarda após perseguição com veículo. Esse foi o terceiro javali de grande porte abatido pela equipe em quatro meses. O grupo é registrado como Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs).

O javali pode ser considerado “gigante” porque, segundo a cartilha “O javali asselvajado: Norma e medidas de controle”, produzida pelo Ibama, um animal adulto pesa aproximadamente 80 kg, com comprimento de cerca de 1,3 m.

Abate de ‘javalis gigantes’ no Noroeste de Minas

Em abril, outro javali de 190 quilos foi abatido após caçada em um milharal na mesma região.A pedido de um gerente de fazenda, os caçadores saíram de João Pinheiro para Paracatu com oito cães. Pela manhã, os caçadores abateram primeiro um javali menor. Depois, na mesma caçada, mataram o animal de 190 quilos com seis disparos de espingarda.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário