
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira — Foto: Andre Violatti/Ato Press/Agência O Globo
Em declaração durante o programa Bom Dia, Ministro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, respondeu sobre o horário de verão no Brasil em 2025. Segundo ele, não há necessidade de retorno neste ano já que o país estaria com ‘segurança energética completa e absoluta’.
Silveira explicou que essa modificação nos relógios não é necessário por conta do planejamento que já foi feito, além do índice de água acima das expectativas.
‘Estamos absolutamente seguros de que não precisamos do horário de verão neste ano. Nós teríamos a coragem de implementar, caso necessário’, disse.
O ministro continua afirmando que há um comitê dentro da pasta que analisa mensalmente a situação. E, com essa análise, foi possível observar que não era necessário.
Antes, Alexandre Silveira já havia abordado o tema em outras ocasiões. No início do mês, por exemplo, ele disse que os boatos sobre o retorno eram mentiras, já que isso não ocorreria.
O horário de verão foi revogado no Brasil em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Desde então, não retornou mais. O seu objetivo é aproveitar ‘melhor a luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora’.