
Adib Elias e Pedro Sales anunciaram essa semana a recuperação da GO-440, no município de Catalão
O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 10, pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Adib Elias, e pelo presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales. A expectativa é que o edital seja publicado nas próximas três semanas e marque o início oficial do calendário de obras do ano que vem.
A intervenção viária contempla um trecho de 32 quilômetros de extensão e vai demandar investimento estimado em R$ 70 milhões. Recurso que além da pavimentação vai viabilizar um anel viário em Santo Antônio do Rio Verde, para garantir maior mobilidade e segurança ao tráfego local. A obra é resultado de articulação de Adib Elias, iniciada quando ele era chefe do executivo de Catalão. “Obra não começa quando a máquina chega, começa quando alguém acredita nela. Quando eu era prefeito, pedi que os produtores rurais acreditassem e ajudassem a custear esse projeto. Eles acreditaram. Hoje, esse esforço ganha forma definitiva. A obra está com projeto atualizado e licitação marcada”, diz.
A pavimentação da GO-440 será custeada com recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), criado pelo Governo de Goiás para investir no desenvolvimento econômico e infraestrutura do estado. O projeto, que passou por revisão completa, ganhou traçado mais moderno e adequações técnicas, será executado em parceria técnica entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), pasta comandada por Adib, e a Goinfra.
Para Sales, a confirmação da licitação materializa um trabalho integrado entre Estado e região produtiva. “Essa obra é fruto de uma articulação ampla, iniciada pelo Adib ainda como prefeito, e que agora vem com planejamento e maturidade técnica. Ela contempla o setor produtivo e fortalece a logística do sudeste goiano”, afirma.
Fundeinfra
Até o final deste ano, o Governo de Goiás terá investido mais de R$ 3,7 bilhões em infraestrutura apenas em 2025, provenientes do Tesouro Estadual e do Fundeinfra. No maior programa rodoviário da história de Goiás, desde janeiro 38 obras foram concluídas e mais de 70 seguem em andamento em todas as regiões do Estado. Intervenções que somam 1,8 mil quilômetros entre pavimentações, duplicações, restaurações e melhorias funcionais, além da construção de viadutos, pontes, trevos, bueiros, passarelas e intervenções estruturais que aumentam a segurança viária e a durabilidade das estradas.
Há frentes de trabalho simultâneas que vão desde Nova Fátima e Aragoiânia, na região metropolitana, até corredores viários estratégicos no norte, nordeste, sudeste e sudoeste do Estado. Entre os empreendimentos de maior impacto regional estão a duplicação da GO-139 e da GO-213, na região das Águas Quentes, a pavimentação e restauração de rodovias no sudoeste, as obras de acesso ao Parque Estadual de Terra Ronca no Norte e a duplicação da GO-330 entre Catalão e Ipameri, no Sudeste.
Outras entregas já concluídas incluem a pavimentação da GO-132, a duplicação da GO-010 e obras especiais como o viaduto Portal da Fé, em Trindade, além de mais de 600 quilômetros de melhorias funcionais realizadas ao longo do ano. Na área de obras civis, 14 frentes estão em execução e outras 14 já foram concluídas, incluindo equipamentos estratégicos como o Complexo Oncológico de Referência de Goiás (Cora) e a Casa da Pessoa Idosa da Vila Mutirão.

