
Deputado Luiz Sampaio, Prefeito Velomar com os festeiros do ano que vem, Dr. Nicolau Abrahão e Julieta
Em meio à realização da Festa de Nossa Senhora do Rosário, a Congada ganhou mais um bom motivo para celebrar. A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, nesta quinta-feira (9/10), Catalão como a “Capital Goiana da Congada”. O deputado estadual catalano Luiz Sampaio é o responsável pelo projeto, que segue para sanção do governador Ronaldo Caiado e será anunciado oficialmente no domingo.
“Sei da realização da Congada em várias cidades do Estado. Porém, com a mesma estrutura de Catalão, com 25 ternos e mais ou menos 7 mil dançadores, é única. Arrisco a dizer que é a maior do Brasil”, justifica Luiz Sampaio. “Por essa grandeza, a Congada de Catalão foi reconhecida como patrimônio imaterial nacional pelo Iphan também com participação do nosso trabalho”, acrescenta o deputado estadual e festeiro da 149ª edição da Festa do Rosário, juntamente com sua mulher, Samara.

Terno de congos de Catalão
O título de Catalão como Capital Goiana da Congada é o reconhecimento à história e tradição da manifestação cultural afro-brasileira, que, no próximo ano, comemora 150 anos. “O reconhecimento de Catalão como Capital Goiana da Congada contribui para a valorização do patrimônio imaterial do Estado de Goiás, incentivando políticas públicas de preservação da cultura popular e o fortalecimento da economia criativa e do turismo cultural na região”, ressalta Luiz Sampaio.
A Festa de Nossa Senhora do Rosário está ocorrendo em Catalão. No fim de semana, os 25 ternos da Congada – divididos em vilão, moçambique, congo e catupé – saem às ruas para celebrar mais uma edição. No domingo, o governador Ronaldo Caiado assistirá à missa, às 19 horas, no Largo do Rosário. Depois da celebração, Caiado anunciará duas novidades aos catalanos: o título de Catalão como Capital Goiana da Congada e a reforma completa da Capela de Nossa Senhora do Rosário.

Terno de congos de Catalão
Semana Estadual de Valorização
Além de conceder o título de Catalão como Capital da Congada de Catalão, Luiz Sampaio elaborou e a Alego aprovou a Semana Estadual de Valorização das Congadas. A Semana deverá ser comemorada anualmente, na semana anterior ao segundo domingo de outubro, período que coincide com a Festa de Nossa Senhora do Rosário.
A iniciativa busca, segundo o parlamentar catalano, é “valorizar, divulgar e preservar o papel histórico, social, religioso e artístico da manifestação”. Além disso, incentivar o estudo e o ensino das Congadas nas escolas públicas e privadas, apoiar e fomentar atividades culturais, artísticas e religiosas promovidas pelos grupos de Congadas em todo o Estado.
“A Congada é uma das expressões mais vivas da nossa história. São símbolo de fé, resistência e união. Valorizar essa tradição é valorizar o nosso povo e garantir que as futuras gerações conheçam e preservem essa herança que tanto nos orgulha”, destacou o parlamentar.