
Lançamento oficial do Setembro Verde realizado no Hugol: SES intensifica ações de conscientização sobre doação de órgãos
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), promove ao longo do mês uma série de ações voltadas para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, gesto capaz de preservar e transformar vidas. As atividades integram a campanha Setembro Verde e serão realizadas tanto na capital quanto no interior do Estado, com o apoio de instituições públicas e privadas, empresas e entidades civis.
Os dados da SES-GO revelam que em Goiás há atualmente 2.435 pessoas aguardando na fila para receber uma doação, seja de órgãos ou de tecidos. A maior fila, no momento, é para doação de tecidos (córneas), com 1.731 pacientes aguardando; seguida por rins (685) e fígado (14). Mesmo diante da elevada demanda, a recusa familiar continua sendo um dos principais desafios, tendo atingido 71% entre janeiro e julho deste ano.
Diante deste cenário, um dos principais objetivos da Campanha é ampliar o número de doadores e ajudar a salvar vidas, por meio do gesto. O lançamento oficial do Setembro Verde ocorreu nesta segunda-feira (1º/9), no auditório do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), com a presença de autoridades, famílias, pacientes e pessoas envolvidas com os processos de captação e transplante.
Durante o evento, o subsecretário de Políticas e Ações em Saúde, Luciano de Moura Carvalho, enfatizou que todos os profissionais seguem protocolos rígidos e que o procedimento para a realização de doação é extremamente seguro. “Mesmo em um momento difícil, de muita dor, é importante que as pessoas tenham a clareza da importância da doação para que outra vida possa continuar”, sublinhou. O subsecretário assinalou que todos os mitos relacionados à doação são inverídicos e fantasiosos, entre eles o desligamento de aparelhos durante a assistência à pessoa e a mutilação do corpo devido à doação.

Dados da SES-GO revelam que atualmente 2.435 pessoas aguardam na fila para receber doação de órgãos ou tecidos
A gerente de Transplantes da SES-GO, Katiúscia Freitas, acentuou a importância da Campanha Setembro Verde para o avanço das doações de órgãos e tecidos. “Este mês é escolhido para intensificarmos as ações e, desta forma, conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância de conversar em família sobre a doação de órgãos”, destacou.
Neste ano, o Setembro Verde terá como eventos principais a iluminação de prédios e monumentos na cor verde ao longo de todo o mês; o 4º Pedal Pela Vida, a ser realizado no 14 de setembro, no Parque Areião; e a Blitz Educativa, agendada para o 27 de setembro, nas imediações do Parque Vaca Brava.
Renascimento
No ano passado, Goiás atingiu um novo recorde em número de doadores efetivos de órgãos chegando a 114, o maior número da série histórica. Ao todo, foram captados 1.168 órgãos e tecidos em 2024 e realizados 890 transplantes de órgãos e tecidos, sendo que o Hospital Estadual Dr Alberto Rassi (HGG) foi responsável por 98% do total de transplantes de órgãos sólidos. Em 2025 (até julho), foram realizados 481 transplantes de órgãos e tecidos no Estado.