
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal Saúde/ Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) – José Evangelista da Rocha, promove neste mês a Campanha Janeiro Branco. Com o slogan “O mundo pede Saúde Mental”, a iniciativa busca conscientizar a humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e promoção do bem-estar social. Para isso, neste mês são realizadas diversas ações, principalmente preventivas e educativas, objetivando também desmistificar tabus e quebrar paradigmas relacionados ao tema.
A campanha acontece estrategicamente em Janeiro, devido ser o primeiro mês do ano, quando naturalmente as pessoas estão mais propensas a refletirem suas relações, escolhas, emoções e sentidos existenciais, muitas vezes com desejo de mudança. A psicóloga e coordenadora do CAPS I, Keila Marine, destaca que a pandemia continua sendo um dos fatores responsáveis por gerar e intensificar casos de adversidades psicológicas e demais problemáticas sociais, fazendo com que a campanha seja ainda mais necessária e importante.
“Fatores agravantes desde 2020 – originados pela pandemia –o isolamento social e o aumento da desigualdade, podem ser determinantes para gerar transtornos psíquicos. Em outros casos, percebemos ainda que a pandemia ajudou a potencializar problemas que já existiam. É claro que o impacto vai depender da vulnerabilidade da pessoa e nosso trabalho é prestar assistência a elas e ajudá-las a construir um cenário mais saudável,” explicou Keila.
No período da campanha, especificamente, ações informativas por meio de entrevistas em rádios locais e distribuição de folders acontecem desde o dia 04 de janeiro. Atividades remotas, como: ações da sala de espera da unidade, psicoeducação sobre saúde mental e Acolhimento são promovidas durante todo o ano, mas executadas com mais ênfase neste mês.