Início » Sefac alerta comunidade sobre os riscos e crimes relacionados às queimadas

Sefac alerta comunidade sobre os riscos e crimes relacionados às queimadas

de Antônio Paulino
5402 visitas

Com o aumento do tempo seco e das temperaturas, a Serra do Facão Energia (Sefac) intensifica sua campanha de prevenção a queimadas e incêndios florestais, alertando moradores das áreas rurais e urbanas de Catalão e região sobre os riscos e responsabilidades relacionados ao uso do fogo.
De acordo com a legislação brasileira, provocar incêndios em matas ou florestas é crime, conforme estabelece o Artigo 41 da Lei nº 9.605/1998, com pena de reclusão e multa. Mesmo as queimadas em áreas particulares exigem autorização e acompanhamento técnico. Em áreas de Preservação Permanente (APPs), como as que cercam a Usina Hidrelétrica Serra do Facão, os cuidados devem ser ainda maiores.
A Sefac reforça que a prevenção é o caminho mais eficaz. Ações simples como não jogar bitucas de cigarro na vegetação, apagar completamente fogueiras e não atear fogo para limpeza de terrenos já fazem uma grande diferença. Outra medida importante é evitar queimadas próximas à rede elétrica, que podem causar interrupções no fornecimento de energia e danos à infraestrutura.
Além dos prejuízos materiais e ambientais — como a destruição da fauna e flora, degradação do solo e poluição atmosférica — os incêndios também colocam em risco a saúde das pessoas, principalmente no aumento de doenças respiratórias durante o período seco.
Ao identificar focos de incêndio, a população deve acionar imediatamente os órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros (193), Polícia Ambiental ou a própria Sefac pelo número 0800 646 9010. Informações precisas sobre o local do fogo podem agilizar o atendimento e evitar maiores danos.
Juntos, podemos proteger o meio ambiente, a vida e o futuro. Prevenir é melhor — e mais seguro — do que apagar.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário