O presidente da Subsecção da OAB de Catalão, Dr. Tadeu Aguiar, convocou seus colegas advogados de Catalão para uma manifestação pacífica na porta do Fórum da cidade, no início da tarde desta sexta-feira, contra o descaso do Tribunal de Justiça de Goiás que, segundo ele, vem tratando Catalão com descaso e indiferença. Catalão, com mais de 120 mil habitantes, conta com apenas três Varas, fazendo com que o tempo para julgamento dos processos se estenda exageradamente, prejudicando o trabalho dos advogados e deixando a população esperando por muito tempo para a solução dos seus problemas.
Dr. Tadeu diz que, pelo tamanho da população da cidade, Catalão deveria contar com, pelo menos, 12 Varas, como, por exemplo, Itumbiara, que tem número de habitantes semelhante ao de Catalão. Outra reclamação dos advogados diz respeito aos valores das causas processuais que em Goiás que é elevadíssima, o que, também, prejudica a classe no Estado. O presidente da Câmara Municipal, vereador Jair Humberto, que também é Advogado, acredita que a solução dos problemas levantados pela OAB se resolve com ações políticas e se colocou à disposição da instituição para trabalhar politicamente no sentido de solucionar as questões.
Título de Cidadania
O prefeito Adib Elias, que também esteve na manifestação, fez duras críticas aos desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás, que costumam resolver as questões no interior em troca da concessão de Título de Cidadania pela Câmara Municipal local. O prefeito anunciou que na próxima terça-feira irá à capital, acompanhado do presidente da Subsecção de Catalão, para tratar politicamente da solução dos problemas enfrentados pelos advogados e a população da cidade. Catalão tem atualmente cerca de 700 advogados atuando no município, porém, o número deles na manifestação de hoje foi pequeno, o que foi motivo de crítica do prefeito. “Classe desunida, onde poucos lutam por melhorias, perde muito em respeitabilidade“, alfinetou.


