Início » Uberlândia é considerada a cidade mais inteligente no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Uberlândia é considerada a cidade mais inteligente no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

de Antônio Paulino
5207 visitas

Uberlândia consolidou seu protagonismo em inovação urbana e transformação digital. A cidade avançou do nível 4 para o nível 5 de maturidade, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Isso ocorreu pela adoção de políticas públicas inovadoras em diversas áreas. A avaliação foi feita pelo Programa Cidades do Futuro, do Governo de Minas Gerais. Além disso, Uberlândia foi reconhecida como a maior cidade a integrar a iniciativa. Ela é também a primeira do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a alcançar esta classificação em Cidades Inteligentes, conforme a plataforma Inteli.gente.

Município mineiro alcança nível 5 de maturidade em políticas públicas inovadoras, destacando-se no Programa Cidades do Futuro

O nível 5 representa um desenvolvimento consolidado. Nele, o município consegue promover políticas públicas maduras e soluções implementadas com alcance sistêmico. Há também o uso consistente de dados e tecnologias digitais em diferentes dimensões do governo e da vida urbana. A qualificação do município melhora em três dimensões: econômica, sociocultural e capacidades institucionais.

O avanço pode ser explicado pela atuação da Prefeitura de Uberlândia. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a prefeitura coordenou o diagnóstico. Ela também conduziu os projetos estruturantes em cidades inteligentes, seguindo as diretrizes do prefeito Paulo Sérgio.

A transformação da cidade não se deu apenas pela adoção de tecnologia, mas por meio de um projeto integrado. Ele conta com planejamento, políticas públicas sólidas e visão de longo prazo“, observou Fabiano Alves, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. “Uberlândia quer se consolidar como um modelo nacional de colaboração multissetorial. Está aberta a receber outros municípios, compartilhar seus aprendizados e construir redes de cooperação em prol de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis, completou.

Referência regional

Em 2025, Uberlândia se consolidou como referência regional em gestão estratégica e cidade inteligente. O município sediou um dos principais encontros de cidades inteligentes do país. Recebeu destaque em rankings de cidades inteligentes e tornou-se exemplo em governança digital. Seu ecossistema de inovação também é um diferencial.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário