Início » Universidade Estadual de Goiás (UEG) estará representada na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30)

Universidade Estadual de Goiás (UEG) estará representada na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30)

de Antônio Paulino
3277 visitas

COP30: UEG será representada pela fundadora do Nupmat, três estudantes de Arquitetura e Urbanismo e uma egressa de Ciências Biológicas

A presença da instituição no evento ocorrerá por meio do Núcleo de Pesquisa em Materiais Sustentáveis e Fibras Naturais (Nupmat|UEG), selecionado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC) para integrar a Blue Zone, espaço diplomático de negociações oficiais e encontros entre chefes de Estado, delegados e organizações internacionais.

O Nupmat foi convidado a integrar a delegação nacional, representando as universidades brasileiras, após um processo seletivo voltado à sociedade civil. Mais de 30 mil pessoas de diversos países se inscreveram para participar da conferência, mas apenas 5% foram selecionadas, com base na trajetória e na contribuição para a sustentabilidade ambiental do país. Com 286 eventos distribuídos em quatro auditórios nas Zonas Azul e Verde, a COP30 reunirá representantes da comunidade brasileira e internacional para discutir Mudança do Clima, os 30 Objetivos Estratégicos da Agenda de Ação, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, da sigla em inglês) e o Plano Clima.

Criado em 2019 e vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo, o Nupmat será representado por sua fundadora e coordenadora, profa. Dra. Anelizabete Alves Teixeira, por três estudantes do curso e por uma egressa do curso de Ciências Biológicas da UEG: Ana Clara de Brito, Beatriz Oliveira, Letícia Martins e Gabriel Costa Pereira. “Sinto-me honrada em poder representar a UEG num evento tão importante, que vai discutir o futuro do planeta”, afirma Anelizabete. Entre os temas que serão debatidos estão floresta, água e bioeconomia, inovação e sustentabilidade frente à urgência climática e o papel das florestas brasileiras no combate às alterações climáticas.

O estudante Gabriel irá colaborar com a apresentação da professora Anelizabete e apresentar um trabalho desenvolvido em parceria com outros colegas do núcleo. A pesquisa é estruturada em duas frentes complementares. “A primeira busca compreender a arquitetura efêmera no contexto das mudanças climáticas. Já a segunda linha de investigação se volta para a justiça climática, tema que direciona o nosso olhar para os direitos humanos”, explica.

Referência mundial
A estudante Ana Clara de Brito dedicou um ano de iniciação científica ao estudo das “cidades esponjas”, um conceito recente na história da Arquitetura, criado pelo arquiteto e paisagista chinês Kongjian Yu, referência mundial em urbanismo ecológico. Na COP30, Ana Clara apresentará um banner sobre o arquiteto e o conceito arquitetônico, representando a UEG e o núcleo no evento. A proposta das “cidades esponjas” é repensar a relação entre as cidades e seus rios, projetando áreas urbanas capazes de absorver o excesso de água em períodos de cheias, ao invés de retificar ou canalizar os cursos d’água.

Nupmat|UEG
O Núcleo de Pesquisa em Materiais Sustentáveis e Fibras Naturais da UEG promove estudos sobre o uso do bambu e de outras fibras naturais na construção civil e em diversas aplicações sustentáveis. A iniciativa envolve pesquisadores das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Biologia.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário