
Distribuidora alerta sobre tentativas de golpes e orienta clientes a utilizarem exclusivamente canais oficiais
A Equatorial Goiás reforça seu compromisso com a segurança dos clientes e alerta para os golpes que vêm sendo aplicados, envolvendo cobranças falsas de contas de energia. Geralmente os criminosos têm utilizado e-mails, mensagens em redes sociais e até anúncios patrocinados na internet para induzir clientes ao erro, oferecendo descontos que não existem ou direcionando pagamentos para contas fraudulentas.
A companhia esclarece que todos os meios de pagamento oficiais da Equatorial – como Pix, débito automático, casas lotéricas, agências bancárias credenciadas, site, aplicativo e WhatsApp verificado – são seguros e estão à disposição da população. A recomendação é que os clientes sempre confiram a procedência da fatura e realizem para o pagamento a 2º via retirada apenas pelos canais oficiais. O pagamento via PIX é prático, rápido e seguro. Segundas vias de faturas emitidas pelo site da Equatorial Goiás, por exemplo, contam com a opção de ‘copiar e colar’, selecionando o link direto para fazer o pagamento, sem a necessidade de scanear o QR Code. “A segurança dos clientes é prioridade para a distribuidora. Nosso alerta é para que todos estejam atentos a contatos suspeitos e sempre utilizem apenas os canais oficiais da empresa. Dessa forma, reforçamos a credibilidade de nossos meios de pagamento e evitamos que golpes comprometam a confiança na companhia”, destaca o executivo de Faturamento e Leitura, Marcos Aurélio Silva.
Outros cuidados são importantes na hora de pagar a conta de energia, entre eles:
– Confira o recebedor: em qualquer forma de pagamento, o destinatário deve ser Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S.A;
– Fique atento a descontos suspeitos: a companhia não oferece reduções de valor fora de campanhas oficiais divulgadas pelos próprios canais;
– Evite links desconhecidos: acesse sempre o site oficial www.equatorialenergia.com.br ou o aplicativo “Equatorial Energia”;
– Verifique os dados da fatura: número da unidade consumidora, endereço e histórico devem ser os mesmos das contas anteriores;
– Canais oficiais de atendimento: WhatsApp (62) 3243 2020, aplicativo, site e call center 0800 062 0196.
Além dos canais oficiais de atendimento, a Equatorial Goiás reforça que suas redes sociais oficiais são o Facebook e o Instagram @grupoequatorial. Qualquer outra página que utilize o nome da companhia não representa a distribuidora. Essa é uma forma segura de garantir que os clientes tenham acesso apenas a informações verdadeiras e confiáveis.
E se eu cair em um golpe?
Caso um cliente seja vítima, a orientação é acionar imediatamente a instituição bancária para tentar o bloqueio da transação e registrar boletim de ocorrência com o máximo de informações possíveis. Com essa iniciativa, a Equatorial Goiás reforça sua postura de transparência, segurança e proximidade com os clientes, preservando a confiança nos meios digitais e físicos de pagamento.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².