A Ecovias Minas Goiás desativou nesta terça-feira (24) a rotatória do km 281, no acesso ao bairro Santa Terezinha, em Catalão. A medida faz parte da fase final das obras de duplicação da BR-050 e, portanto, abre caminho para a liberação da trincheira em frente ao Posto JK ainda nesta semana.

A previsão é que as duas passagens elevadas estarão liberadas em outubro, facilitado o acesso à região do Castelo Branco. Foto: Divulgação/Ecovias Minas Goiás
O representante da concessionária, David Garcia, explicou que a alteração é fundamental para liberar o tráfego dentro da trincheira. “Hoje retiramos a rotatória do Santa Terezinha para que, até sexta-feira (26), o motorista que vem de Cristalina em direção a Uberlândia entre direto pela trincheira, sem precisar usar a via marginal”, afirmou.
Além dessa mudança, a concessionária também confirmou novas etapas. A elevação superior (viaduto) denominada de PS1, que liga o centro de Catalão à GO-330 e dá acesso ao bairro Castelo e ao bairro Pontal, ficará disponível na primeira semana de outubro. Já a PS2, localizada em frente ao Posto JK, entrará em funcionamento na segunda quinzena de outubro.
Acesso ao Pontal
Enquanto isso, os motoristas do bairro Pontal já conseguem entrar diretamente na pista expressa no sentido centro ou Uberlândia. No entanto, a Ecovias prevê concluir os ajustes definitivos desse acesso junto ao dispositivo do km 278 apenas na segunda quinzena de outubro. Dessa forma, o tráfego na região ficará mais ágil e seguro.
Conclusão da duplicação
Por fim, Garcia reforçou que a concessionária trabalha para concluir 100% da duplicação até 31 de outubro. Após a entrega, autoridades locais planejam uma solenidade em novembro e, segundo ele, existe a possibilidade de participação do presidente da República no evento.