Início » Hoje é dia de levantar o mastro com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, em Catalão

Hoje é dia de levantar o mastro com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, em Catalão

de Antônio Paulino
745 visitas

Nesta sábado, (07/10) os ternos de congo de Catalão cumprem mais um ritual que faz parte da Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário, que está acontecendo em Catalão. A cerimônia de hoje é a condução da bandeira da santa até a Praça do Rosário, onde fica a igreja da padroeira da cidade, onde ela será erguida em um mastro e lá vai permanecer por nove dias.

Exposta na rua, em frente a residência do casal de guardiões, a bandeira é reverenciada pelos dançadores e por muitos moradores da cidade que fazem questão de se aproximar e ajoelhar diante do altar e beijar o estandarte com a imagem da santa.

A bandeira fica guardada na casa do casal Dorivan Duarte e Terezinha, que são os guardiões do símbolo sagrado, lá permanecendo durante todo ano, até a próxima festa. O cortejo, composto pelos ternos de congos e uma multidão que acompanha a cerimônia, percorre várias ruas do bairro São João até o largo do Rosário. É mais um ritual que faz parte do evento e é repleto de fé e devoção praticado por milhares de devotos de Catalão e de outras cidade de diversas partes do Brasil que se deslocam para a cidade nessa época do ano.

0 comentario
1

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário