Início » Adib Elias cobra ações imediatas para resolver problema da falta de água no Bairro Castelo Branco, em Catalão; prefeito volta a falar do projeto de concessão do serviço na cidade

Adib Elias cobra ações imediatas para resolver problema da falta de água no Bairro Castelo Branco, em Catalão; prefeito volta a falar do projeto de concessão do serviço na cidade

de Antônio Paulino
783 visitas

Desde o início da temporada de estiagem, os moradores do bairro Castelo Branco e de outros 13 bairros adjacentes estão enfrentando sérios problemas com o abastecimento de água. A maioria deles reclama de ficar sem água por períodos que variam de dois a quatro dias, e, quando a água finalmente chega, a pressão não é suficiente para encher seus reservatórios.

Na quinta-feira da semana passada, em 12 de outubro, devido ao grande número de mensagens e ligações dos moradores relatando a escassez de água, o Badiinho entrou em contato com o poder público municipal. Ele estabeleceu comunicação com o Secretário de Administração, Nelson Faiad, que garantiu que se reunia com a equipe da Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE), juntamente com o prefeito Adib Elias, para encontrar uma solução permanente para essa questão.

Estamos trabalhando em duas soluções para resolver o problema do abastecimento de água tratada. Uma delas é a expansão da Estação de Tratamento de Água (ETA), um projeto que custará R$ 27 milhões e aumentará significativamente a capacidade de água tratada reservada. A segunda solução é duplicar as tubulações que abastecem o bairro Castelo Branco, que atualmente tem 200 polegadas e precisa ser aumentado por uma de 400 polegadas, com um custo estimado de R$ 10 milhões”, explicou Nelson Faiad ao Badiinho.

Resultado

Na última segunda-feira, 16 de outubro, a questão da falta de água na região do bairro Castelo Branco foi o tema principal do programa diário “Café com o Prefeito” na Rádio Nova Liberdade FM. O prefeito Adib Elias afirmou que uma solução precisava ser encontrada e anunciou que uma reunião seria realizada em seu gabinete com a equipe da SAE.

O resultado dessa reunião foi divulgado logo em seguida na mesma emissora. Além do prefeito Adib Elias, o Superintendente Municipal de Água e Esgoto, Rodrigo Margon, declarou: “Nos últimos dois meses, perfuramos dois poços artesianos naquela região, e vamos perfurar outro poço esta semana.” Ele explicou que a SAE está planejando medidas a médio e longo prazo e que estão sendo feitas manobras na rede para direcionar água para outros bairros, garantindo que o abastecimento de água dos demais bairros não seja comprometido. Margon tranquilizou a população, destacando que está trabalhando arduamente para resolver o problema o mais rápido possível.

Poços artesianos

De acordo com a engenheira da SAE, Larissa Porto, outros poços artesianos estão sendo perfurados nas proximidades dos loteamentos Maria Amélia e Lins, que estão próximos à rede principal. Quando ativados, esses poços vão contribuir para melhorar a distribuição de água. Além disso, está sendo adquirida uma nova bomba para aprimorar o bombeamento de água para o bairro Castelo Branco.

Durante essas discussões, surgiu novamente a questão da concessão da Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE). Segundo o prefeito Adib Elias, o momento ideal para discutir isso teria sido há dois anos, fazendo referência à situação da Sabesp em São Paulo, considerada a quinta maior empresa do mundo, que está passando por um processo de concessão. O prefeito que está reunindo artigos de jornais, já contando com mais de 50, que serão organizados em 17 pastas para serem distribuídos aos 17 vereadores de Catalão, com o objetivo de convencê-los a aprovar um possível projeto de concessão.

Com informações do Blog do Badiinho

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário