Início » Caiado homenageia Iris Rezende na inauguração de Escola Padrão Século 21 em Catalão

Caiado homenageia Iris Rezende na inauguração de Escola Padrão Século 21 em Catalão

de Antônio Paulino
924 visitas

A inauguração de uma Escola Padrão Século 21 em Catalão, na véspera da data em que Iris Rezende Machado completaria 90 anos, se transformou em uma grande homenagem à memória do ex-governador, morto em 2021. O evento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, de duas filhas do homenageado, Ana Paula e Adriana Rezende, do prefeito Adib Elias e de outras autoridades municipais e estaduais.

Ao descerrar a placa que registrou o batismo do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) com o nome de Iris Rezende Machado, Caiado declarou que a homenagem foi uma forma de reconhecer e retribuir tudo aquilo que o ex-governador fez por Goiás, em especial pela educação. “Imortalizar o nome de Iris Rezende em uma obra como essa é algo que o dignifica, porque um padrão de excelência como esse é o que ele gostaria de ver instalado em todos os colégios de Goiás”, afirmou.

O governador classificou Iris como uma “pessoa especial”, por quem nutria carinho devido a sua “sabedoria, pela maneira humilde de ser e gesto cativante que tinha com as pessoas”. Adriana Rezende resumiu o sentimento da família com uma única palavra: gratidão. “Quando vê que todo o esforço e a dedicação dele são reconhecidos, e a gente colhe esse legado. É de dar muita alegria”, disse ela.

Em seu discurso, Ana Paula Rezende enalteceu a carreira política do pai, motivo pelo qual ele é tão respeitado. “Existiu um Goiás antes e outro depois de Iris Rezende. Ele preparou esse estado para chegar onde chegamos hoje: desenvolvido e no rumo certo”, ressaltou. Após conhecer as instalações do colégio, a filha de Iris atestou a qualidade da obra: “Governador, o senhor está fazendo história em Goiás. Duvido que exista uma escola particular melhor que essa aqui”.

A relação de Iris Rezende com Catalão foi destacada durante o evento. Sob sua gestão como governador, o estado pavimentou a GO-020, rodovia que liga a capital, Goiânia, ao município da região da Estrada de Ferro. Também eram da cidade, lembrou Ana Paula, pessoas que caminharam lado a lado de Iris durante toda sua trajetória política. “Não foram só companheiros, mas amigos leais de uma vida inteira”, definiu.

*“Gigante”*

O prefeito de Catalão, Adib Elias, citou uma frase de Iris que o marcou — “A política não aguenta obra, ninguém aguenta” — para recordar como o ex-governador reforçava seu compromisso de concluir e entregar tudo que anunciava. “Quem constrói, quem edifica, tem de ser lembrado sempre. Aos comuns, dá-se o epitáfio. Aos gigantes, a história. Fazer, trabalhar, mudar, transformar, construir, acreditar, lutar, desafiar e vencer, todos eram verbos da gramática administrativa de Iris”, concluiu.

A secretária de Educação, Fátima Gavoli, explicou que a decisão de homenagear Iris com o nome da escola “partiu da própria comunidade”. Localizado na Avenida das Américas, o CEPMG tem capacidade para atender 1.440 estudantes. São 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Ciências e Informática, cozinha com refeitório, vestiários, quadra poliesportiva coberta, itens de acessibilidade, área verde e espaços de convivência. “Modelo de sucesso que só existe em Goiás”, assegurou a secretária.

A obra começou em julho do ano passado, após a demolição do então Colégio Estadual Professora Zuzu. O agora CEPMG Iris Rezende Machado é a segunda unidade de ensino com perfil militar no município. O investimento no colégio foi de R$ 4,6 milhões.

*Mais entregas*

Ainda em Catalão, o governador entregou 202 certificados de conclusão de cursos oferecidos pelo Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec) – a maioria de corte e costura – e de 79 cartões do Crédito Social. Na sequência, houve um encontro com crianças para a distribuição de 7.310 brinquedos do Natal do Bem.

0 comentario
1

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário