Início » Casa Criativa tem semana com apresentações gratuitas de música, poesia e teatro em Catalão e Ouvidor

Casa Criativa tem semana com apresentações gratuitas de música, poesia e teatro em Catalão e Ouvidor

de Antônio Paulino
803 visitas

Por Síntese – Comunicação Integrada

A Casa Criativa promove nesta semana uma série de atividades culturais nas cidades de Catalão e Ouvidor. As atrações são gratuitas e abertas ao público.

A programação começa nesta terça-feira (12), a partir das 19h, com a apresentação dos alunos de iniciação musical. Liderados pelo professor Pablo Wilkinson Alves, as crianças farão uma performance artística de Maculelê, uma dança lendária da Bahia, ligada às fazendas de cana-de-açúcar na época do Brasil colônia, com matrizes na cultura afro-indígena.

Nas aulas, temos trabalhado a percussão afro-brasileira. Na apresentação que preparamos para o final do ano, os alunos da Casa Criativa irão apresentar uma dança que simula uma luta tribal, ao som dos tambores e dos bastões. Queremos convidar a todos para prestigiar. Tenho certeza que será um momento muito especial”, diz o professor.

Ainda na terça-feira, acontece o show de poesia declamada Poe’mar, com o artista Marcos Macarney (foto). A apresentação se desenvolve a partir de poesias declamadas em junção com um arranjo musical. A apresentação voz e violão segue um repertório com grandes nomes da poesia brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina, Vinícius de Moraes, Manoel de Barros, Cecília Meireles, Manuel Bandeira e muitos outros.

Ator de teatro, cinema e TV, poeta e professor, Marcos cursou artes cênicas pela Escola Estadual de Teatro do Rio de Janeiro Martins Penna, Letras com ênfase em Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás. Atuou em quatro filmes e uma novela, além de mais de 20 espetáculos profissionais de teatro.

Teatro

Na próxima sexta-feira (15), a cidade de Ouvidor será palco da peça teatral “Severinos”, da Cia. de Teatro São Genésio. A apresentação acontece às 19h, em frente à Prefeitura Municipal.

No sábado (16), às 19h, o espetáculo será realizado na Praça Tereza Margon, em Catalão, ao lado da Casa Criativa.

“Severinos” é um espetáculo baseado na obra de João Cabral de Melo Neto – “Morte e Vida Severina” – e apresenta diversos “Severinos” que se revezam e se desdobram para contar essa história poética, numa jornada de descoberta e dor que transita da morte até a vida.

A adaptação de Rita Oliveira traz novos elementos como a trupe de atores “Severinos” que chegam numa embarcação de seca e poeira e desembarcam num cenário árido de fome e miséria, onde sempre se deparam com a morte.

Com direção de arte de César Póvero, a peça traz figurinos com as cores do sol, como se estivessem sendo refletidos por ele o tempo todo numa travessia de tons alaranjados e amarelados, dourados e rosáceos que iluminam o espetáculo.

A direção ágil e dinâmica proposta por Rita Oliveira traz tecidos que saem de cestos e balaios criando cenários estilizados e multifacetados, que estimulam a imaginação do público através de cores, texturas e movimentos, realçando a poesia da obra original.

“Severinos” tem também como princípio rever e reler a obra de maneira mais branda, onde a rotina das personagens com suas mazelas não os dilacera a tal ponto de pesar na dramatização, pois já trazem na pele a realidade de seus destinos com mais conformismo e força.

Para reforçar a leveza, a sina Severina de diversas cenas é embalada pelas músicas originais criadas por Jairo Cechin, exclusivamente para a montagem, cantadas e tocadas ao vivo, trazendo o conceito de que sempre existe a alegria do desafio e dessa busca “Severina”, onde a vida e a esperança de um novo dia sempre se apresentam com um novo nascimento, com uma nova vida explodida.

A Casa Criativa

A Casa Criativa é o primeiro polo de inovação dedicado à criação, formação, produção e convivência entre artistas, coletivos criativos e produtores de tecnologia digital do estado. O projeto é uma realização da City Web Arte e Inteligência, em parceria com a Cia. São Genésio, com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto é patrocinado pela CMOC, indústria que atua na mineração e no beneficiamento de nióbio e fosfatos, minerais essenciais para o desenvolvimento da indústria e agricultura.

SERVIÇO

Terça-feira | 12 de dezembro

Poemar – Poesia, Música e Arte

Local: Casa Criativa – Rua Ademar Ferrugem nº 525 – St. Central – Catalão

Horário: 19h

Entrada Gratuita

Sexta-feira | 15 de dezembro

Severinos – Peça Teatral

Local: Em frente a Prefeitura Municipal | Av. Gov. Irapuã Costa Júnior, 915, Ouvidor (GO)

Horário: 19h

Entrada Gratuita

Sábado | 16 de dezembro

Severinos – Peça Teatral

Local: Casa Criativa – Rua Ademar Ferrugem nº 525 – St. Central – Catalão

Horário: 19h

Entrada Gratuita

0 comentario
1

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário