Desde a semana passada o comércio de Catalão está com as portas abertas durante a noite, até às 22 horas, para atender os clientes que vão às compras nesse período de festas de fim de ano, especialmente o Natal. Na noite desta segunda-feira, 23/12, o movimento na principal via comercial da cidade, a 20 de Agosto, onde se concentra o maior número de lojas, o movimento foi grande, muita gente deixou para a última hora, como é costume dos brasileiros.
O lojista sírio Chahaded Damach, que tem loja na 20 de Agosto há mais de 30 anosa, e, inclusive, já foi presidente da Associação Comercial da cidade, acha que é válido a abertura do comércio à noite, porém, é de opinião que basta abrir em horário especial apenas uns três dias antes do Natal. “Mais do que isso é desnecessário, poucas pessoas compram com antecedência“, avalia o comerciante.
Outro motivo que fez diminuir o número de compradores nas lojas físicas nesse período natalino é o comércio online que está dominado o mundo. Na internet existem uma infinidade de opções de compras de todo tipo de mercadorias com preços muitas vezes melhores que nas lojas físicas, e isso fez com que os consumidores fizessem a opção de comprar pelo computador ou pelo celular.
Chahaded acredita que se as principais ruas comerciais de Catalão tivessem uma decoração natalina melhor isso atrairia mais pessoas para as lojas. “As pessoas gostam de ver uma decoração bonita, isso ajuda a atrair os consumidores”. Mas, também acredita que para melhorar a decoração da cidade seria necessário uma parceria dos lojistas com a Prefeitura. De qualquer maneira, ainda sim, a população mantém a tradição de deixar para fazer as compras de última hora e para esta terça-feira, véspera de Natal, é esperado um grande público no comércio de Catalão.