Em entrevista a uma emissora de rádio de Catalão na manhã desta segunda-feira, 16/12, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Catalão (SINDCOM), Everton Alves “Pingo”, explicou como vai funcionar o horário especial do comércio local, a partir de hoje, segunda-feira, até o dia 24, véspera de Natal.
Pingo contou que desde outubro o SINDCOM vem se reunindo com o Sindicato dos Lojistas discutindo esta e outras pautas importantes para a categoria, como a data-base. “Nessas reuniões as negociações chegam a ficar bem pesadas, pois queremos sempre melhorar para o lado do trabalhador”, revelou o sindicalista que já chegou ser preso anos atrás por conta de desentendimento com comerciantes.
Pingo falou também que o horário estendido que começa na hoje 16/12, foi amplamente discutido por meio de um Acordo Coletivo com os patrões. Os trabalhadores não vão receber horas extras, terão crédito em um banco e hora que vão receber por meio de folgas que vão negociar com os patrões nos próximos seis meses, quando termina o prazo para gozarem os descansos conquistados.
Pingo explicou, ainda, que o dono do comércio não é obrigado e abrir sua loja até às 22 horas, fica a critério dele estipular o horário de abrir e fechar seu comércio.