Início » Estudantes precisam apresentar Certificado de Vacinação regularizado para matricular na rede pública do Estado

Estudantes precisam apresentar Certificado de Vacinação regularizado para matricular na rede pública do Estado

de Antônio Paulino
530 visitas

Os pais que pretendem matricular seus filhos nas escolas públicas de Goiás deverão atentar para uma nova exigência: o Certificado de Vacinação da criança. É que em agosto deste ano foi aprovada, na Assembleia Legislativa de Goiás, a alteração da Lei 19.519 que estabelece a obrigatoriedade de exigência do Cartão da Criança ou Caderneta de Saúde no ato da matrícula dos alunos da educação infantil e da primeira etapa do Ensino Fundamental. 

Até sexta-feira (24/11), os postos de saúde de Catalão vão funcionar até às 20h visando atender aos pais que ainda não levaram seus filhos para atualizar o cartão de vacina e obterem o Certificado de Vacinação. O horário estendido nos postos também dará ênfase na saúde do homem em comemoração ao Novembro Azul.

Obrigatoriedade

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Catalão, Ariana Martins da Costa, lembra que, “pela nova Lei, a constatação da falta de alguma das vacinas recomendadas não impossibilitará a matrícula nem a frequência escolar, porém, a situação deverá ser regularizada no prazo máximo de 30 (trinta) dias pelos pais ou pelos responsáveis, sob pena de a instituição de ensino comunicar imediatamente a ocorrência ao Conselho Tutelar para as providências cabíveis”.

Para atender aos pais que ainda não estão com a vacinação dos filhos em dia, a Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estendeu por três horas, das 7h às 11h e das 13h às 20h, o horário de funcionamento dos postos de saúde de Catalão.

Todos os imunizantes previstos para crianças e adolescentes até 15 anos estarão disponíveis ao público nas unidades de saúde de Catalão e dos distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo. Nesses distritos, o horário de funcionamento será normal: até às 17h.

Testes gratuitos

Com os postos de saúde de Catalão funcionando até às 20h, a Secretaria Municipal de Saúde espera atender um bom número de homens em comemoração ao Novembro Azul, mês de conscientização à integralidade da saúde masculina, com destaque na prevenção do câncer de próstata. “Todas as unidades de saúde estão preparadas para oferecer atendimento médico aos homens com testagem rápida para sífilis, HIV e Hepatites”, disse Ariana.

0 comentario
1

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário