Detran-férias1
Início » Festa de Nossa Senhora do Rosário de Catalão é reconhecida como Patrimônio Cultural Goiano

Festa de Nossa Senhora do Rosário de Catalão é reconhecida como Patrimônio Cultural Goiano

de Antônio Paulino
22473 visitas

Em um marco importante para a preservação das tradições culturais de Goiás, a Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário, de Catalão, foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.

A decisão foi formalizada em dezembro de 2024, após aprovação na Assembleia Legislativa de Goiás -ALEGO, por meio da proposição nº 11443/24, de autoria do deputado Jamil Calife (PP).

A festividade, que acontece anualmente em outubro em Catalão, tem grande relevância para a cultura local, reunindo comunidades em celebrações religiosas, culturais e sociais em homenagem à padroeira da cidade. Com o novo status, a festa ganha visibilidade e o devido reconhecimento por sua contribuição à identidade histórica e cultural do Estado.

Em seu discurso, o deputado Jamil Calife destacou a importância da festa para a preservação das raízes culturais goianas.

Este reconhecimento é uma forma de valorizar nossa história e as tradições que permeiam nosso povo. A Festa de Nossa Senhora do Rosário representa a união das comunidades e a preservação de nossa rica cultura“, afirmou o parlamentar.

O reconhecimento como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano garante que a festividade seja protegida por políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio cultural, além de reforçar o turismo religioso e cultural no estado.

A festa é um dos maiores eventos do calendário de Goiás, que conta com partes religiosa e cultural, a apresentação das congadas e atrai turistas e devotos de diversas regiões. Com o novo título, a festa ganha força como um símbolo da religiosidade, da cultura popular e da história de Goiás, e passará a contar com o apoio necessário para sua manutenção e valorização, beneficiando as futuras gerações.

Este é mais um passo na valorização do patrimônio cultural goiano, que agora se vê fortalecido pela institucionalização dessa importante manifestação cultural. A comunidade local e os devotos de Nossa Senhora do Rosário celebram com entusiasmo a notícia, com a expectativa de que o reconhecimento contribua para um futuro ainda mais promissor para a festa.

Texto de Ivone Rodrigues e fotos de Lucas Machado

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário