O Sindicato Rural de Catalão fará no dia 10 de janeiro de 2025 eleição para a escolha de nova Diretoria que irá comandar a entidade nos próximos quatro anos. O período para registro das chapas começou no dia 13 de novembro e se estende até o dia 28 deste mês. Até o momento, apenas uma chapa está registrada e, provavelmente, deverá ser a única a concorrer na disputa deste ano, com o atual vice-presidente, Ricardo Pires Monteiro, encabeçando esta chapa.
O Sindicato Rural de Catalão conta hoje com mais de mil filiados, sendo que destes poderão votar na eleição apenas aqueles que estão com suas mensalidades em dia. Hoje, esse número está está entre 700 e 800 membros, mas quem colocar sua situação em dia até um mês antes da votação, 10 de janeiro, poderá participar normalmente do pleito. Ricardinho, como é conhecido o vice presidente, conta que, de acordo com o Estatuto do Sindicato Rural, a composição da chapa da situação deverá ter uma renovação de 30% dos seus membros, quer dizer, 30% dos integrantes da atual Diretoria deverão ser substituídos por outros nomes.
Renato Ribeiro, atual presidente, vai continuar fazendo parte da chapa, no cargo de Diretor Financeiro, os outros membros da Diretoria atual serão remanejados para outros cargos, ou seja, os atuais diretores não podem continuar ocupando os mesmos cargos atuais, havendo um remanejamento para o próximo mandato.
De acordo com Ricardinho, a escolha dos novos membros da chapa foi feita levando em conta em primeiro lugar, claro, pessoas com atuação no agronegócio, e depois, um critério que antes nunca havia sido observado: foram escolhidas pessoas com atuação nas mais diferentes correntes políticas de Catalão. Isso para “pacificar a política da cidade e para mostrar que o Sindicato Rural de Catalão é uma entidade apartidária”, revela o atual presidente Renato Ribeiro.