O lançamento da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da SAE, pela Prefeitura de Catalão, será nesta segunda-feira (20/11), às 19h, na Estação de Tratamento de Água da SAE, ao lado do Morro de São João, na Vila Cruzeiro II. O recurso para a construção da nova ETA é oriundo de um aporte financeiro no valor de R$ 26,8 milhões.
Com a conclusão da obra – que está prevista para março de 2024 – a ETA passará a contar com um novo reservatório de 2 milhões de litros que se somará aos reservatórios atuais. Uma vez em funcionamento, a vazão da capacidade de tratamento será acrescida em mais de 100 litros por segundo, perfazendo uma entrega à rede de cerca de 300 litros por segundo.
“Atualmente, com os reservatórios que temos, a autonomia de fornecimento de água tratada aos moradores é de 4 horas. Quando o novo reservatório entrar em operação, teremos capacidade de fornecer por até mais 12 horas; não em toda a cidade, mas em boa parte dela”, disse Rodrigo Margon, superintendente da SAE.
Recomposição do fornecimento
“Estamos fazendo um grande investimento na ETA para aumentar nossa capacidade de fornecimento de água potável à população. Isto significa que vamos conseguir tratar um maior volume de água e recompor o fornecimento mais rapidamente em caso de eventualidades como estas que estamos passando por causa das constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica”, completou Rodrigo Margon.