De acordo com pesquisa do QualiBest, a atriz Fernanda Montenegro persiste sendo a mulher mais admirada do Brasil. Um em cada 10 internautas do país a aponta como a mulher mais importante da nação.
Fernanda Montenegro lidera a lista desde 2019, quando a pesquisa começou a ser feita. Em 2022, foi mencionada por 11% da população. Em 2023, chegou a 9,4%.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apareceu em segundo lugar nas pesquisas, com menção de 5,4% dos entrevistados. Em 2022, ficou em sexto lugar, citada por 2,5%.
A cantora Ivete Sangalo figura em terceiro lugar, com 4%, seguida pela cantora Anita, com 3%, e a apresentadora de televisão Ana Maria Braga, com 3%. Anita, em 2022, havia ficado em segundo lugar.
A pesquisa é espontânea, não é estimulada. Os entrevistados puderam citar as mulheres que quiserem.
As menções são um reconhecimento do protagonismo feminino no campo da cultura e da política, de acordo com a diretora-geral do QualiBest, Daniela Malouf. “O interessante é que, se por um lado as artes — como a música e o teatro — já eram espaços com uma forte presença feminina, vemos agora mulheres do espectro político aparecem no ranking e se destacarem”, sublinha. O curioso é que cientistas e escritoras não foram arroladas pelo público.
As mulheres mais admiradas do Brasil (2023)
Fernanda Montenegro (9,4%)
Michele Bolsonaro (5,4%)
Ivete Sangalo (4%)
Anitta (3%)
Ana Maria Braga (3%)
Dilma Roussef (3%)
Marina Silva (2,5%)
Taís Araújo (1,7%)
Gisele Bündchen (1,5%)