A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) alerta a população sobre o câncer de pulmão, considerado um dos tumores malignos mais comuns, com uma incidência mundial que aumenta cerca de 2% ao ano. Em 90% dos casos, a doença está relacionada ao consumo de derivados do tabaco e, no final do século XX, tornou-se uma das principais causas evitáveis de morte em todo o mundo. O alerta faz parte da campanha Agosto Branco, que reforça a necessidade de conscientização sobre a doença a nível mundial.
Goiás registrou no ano passado 1.049 mortes por câncer de pulmão, sendo 483 mulheres e 566 homens. O levantamento da Coordenação de Oncologia da SES leva em consideração os dados do Sistema de Informações de Câncer (Siscan). No estado, a maioria dos casos diagnosticados de câncer de brônquios e pulmão recebeu tratamento tardiamente, ou seja, mais de 60 dias após o diagnóstico.
Tratamento
O tratamento da doença hoje é realizado, prioritariamente, no Hospital do Câncer Araújo Jorge, que conta, desde 2019, com apoio financeiro do Estado, por meio do Plano de Fortalecimento. Em 2024, a contrapartida estadual foi renovada e a previsão é de repasses na ordem de R$ 21,6 milhões ao hospital.