Início » Caiado enaltece capacidade de resolução de casos pela Polícia Civil

Caiado enaltece capacidade de resolução de casos pela Polícia Civil

de Antônio Paulino
7468 visitas

Um dos pilares da atual gestão estadual, a segurança pública viveu nesta quinta-feira (09/05) mais um momento de celebração. A data, que marca o Dia do Policial Civil, reuniu no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado, integrantes da cúpula da área, além de parte dos 3.782 policiais efetivos da corporação, entre delegados, agentes, escrivães e papiloscopistas. Também acompanhou a solenidade a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado. 

O chefe do Executivo destacou a capacidade de elucidação da Polícia Civil de Goiás (PCGO) que, em 2023, atingiu 90,5% dos casos investigados. De um total de 30 mil inquéritos enviados ao Poder Judiciário, 27 mil tiveram autoria definida. O número é o maior entre as polícias judiciárias do Brasil.  “Aqui temos uma polícia com inteligência operacional e que atua em integração com as outras forças, empregando informação e com capacidade de fazer acontecer”, afirmou Caiado.

Em janeiro de 2024, Caiado nomeou 40 delegados, 430 agentes, 273 escrivães de polícia de 3ª classe e 56 papiloscopistas para a corporação. Até abril deste ano, a PCGO já realizou 52 operações em território goiano e também em outros estados, cumprindo 183 mandados de busca e apreensão, além de efetuar 123 prisões. O governador projetou que o reforço ainda seguirá surtindo efeitos positivos para a segurança pública.

Delegado-geral da PCGO, André Ganga apontou a integração entre as polícias e a valorização dos servidores como chaves para a obtenção dos resultados. “Com o apoio que tivemos do Governo de Goiás, incrementamos o efetivo em 30% no último concurso, as viaturas em mais de 10%, o que vai expandir nossa operacionalidade. Os armamentos são de primeiro mundo e importados e os investimentos em inteligência e sistemas de proteção individual. Isso acaba gerando esse resultado satisfatório, que apresentamos hoje”, enumerou. 

*Índices positivos em 2024*

Dados reunidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) apontam redução em todos os indicadores criminais nos três primeiros meses de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. O Observatório de Segurança Pública de Goiás destaca as quedas em roubo de carga (-92%), furto a transeunte (-34%), roubo em comércio (-34%), roubo de veículos (-34%), roubo a transeunte (-33%), feminicídio (-31%), furto de veículos (-27%), homicídio doloso (-24%), furto em residência (-20%), roubo em propriedade rural (-20%), furto em comércio (-16%), roubo em residência (-14%), tentativa de homicídio (-10%), estupro (-9%) e furto em propriedade rural (-6%).

Ao avaliar os dados, o governador celebrou. “Não só estamos comemorando o dia do reconhecimento dos policiais civis. Estamos festejando a consolidação no estado de Goiás da constituição brasileira. Ou seja, só existe estado democrático de direito onde há segurança pública”, reforçou Caiado ao citar que isso precisa ser evidenciado em todo território brasileiro para que toda população tenha a noção e relevância das entidades e instituições representativas da segurança pública.  

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário