Início » “Mais um passo em direção a um estado que respeita a diversidade do seu povo”, diz Gracinha Caiado no lançamento do Pacto Goiás Sem Racismo

“Mais um passo em direção a um estado que respeita a diversidade do seu povo”, diz Gracinha Caiado no lançamento do Pacto Goiás Sem Racismo

de Antônio Paulino
557 visitas

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, lançou na tarde desta terça-feira (21/11) o Pacto Goiás Sem Racismo, iniciativa que complementa ações da atual gestão no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade racial. O evento, realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, reuniu diversas autoridades e integrantes de comunidades quilombolas, indígenas e do Movimento Coletiva das Pretas. 

Hoje damos mais um passo em direção a um estado menos desigual e que respeita a diversidade do seu povo”, resumiu Gracinha Caiado sobre as diretrizes que norteiam a ação do documento assinado e do total comprometimento da gestão com o combate a quaisquer tipos de discriminação.

Aqui em Goiás combatemos o racismo com punição, mas também com oportunidade, são ações concretas para que as pessoas das comunidades tradicionais possam ter oportunidade de trabalho e nós oferecemos as ferramentas para que isso se concretize. O governador Ronaldo Caiado tem trabalhado no combate ao racismo desde o primeiro dia de seu governo”, complementou. 

*Mais ações*

O Governo de Goiás inaugurou, em 2021, as instalações do Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri), localizada na Praça do Violeiro, no Setor Urias Magalhães, em Goiânia. A unidade visa atender pessoas de todo o estado. As denúncias podem ser feitas por telefone, pelo número 197, ou em qualquer delegacia. 

Também criado na atual gestão, o Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI) é uma unidade da Seds, que é referência no Estado no atendimento às pessoas vítimas de qualquer tipo de violência, preconceito e discriminação, ou ainda, que estejam em situação de vulnerabilidade social. O espaço oferece atendimentos nas áreas jurídica, de assistência social e de psicologia, compreendendo o acolhimento, a orientação e o encaminhamento à rede de proteção.

Presente no evento, o prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, enalteceu o trabalho da atual gestão no combate ao racismo. “Tenho observado e divulgado, por onde ando, o trabalho que o nosso governador tem feito no estado de Goiás, principalmente em relação às nossas comunidades tradicionais e quilombolas. Isso é exemplo a ser seguido por outros estados também”, frisou.

*Cartões do Crédito Social* 

Durante a solenidade, foram entregues ainda 60 cartões do Crédito Social, no valor total de R$ 390 mil. Lançado pelo Governo de Goiás em 2021, o auxílio financeiro, que pode chegar até R$ 5 mil, é destinado a líderes quilombolas e de outras minorias sociais que concluíram o curso Apreender a Empreender Social, ministrado em parceria entre Governo de Goiás e Sebrae. O benefício visa fomentar a criação e manutenção de negócios nas comunidades em todo o Estado. 

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário