Início » Outubro Rosa: Governo de Goiás realiza mutirões de exames e cirurgias no combate ao câncer de mama

Outubro Rosa: Governo de Goiás realiza mutirões de exames e cirurgias no combate ao câncer de mama

de Antônio Paulino
392 visitas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai realizar mutirões de exames e cirurgias eletivas durante o Outubro Rosa. A ação faz parte da campanha Goiás Todo Rosa, iniciada oficialmente nesta quarta-feira (04/10), que visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama – principal causa de morte por câncer na população feminina em quase todas as regiões do país. Em Goiás, de 2020 a 2023, pelo menos 1.993 mulheres perderam a vida para a doença.  

Nas seis policlínicas estaduais a previsão é de zerar filas de exames de mamografias. Atualmente, 914 mulheres estão com o exame pendente. Já os hospitais do Governo de Goiás vão aumentar o número de cirurgias durante a campanha. Um dos pontos prioritários é zerar a fila de procedimentos na área de mastologia, bem como atender mulheres em ginecologia e procedimentos plásticos não estéticos. A projeção é realizar 2 mil operações neste grupo.

Na parte preventiva e educativa, todas as unidades estaduais de saúde foram orientadas a participarem da campanha com rodas de conversa, palestras rápidas nas recepções das unidades, desenvolvimento de ilustrações e explicações para serem compartilhadas em aplicativos de mensagens, bem como iluminação nas fachadas na cor alusiva à campanha. Ao mesmo tempo, cartazes, panfletos e cards foram distribuídos aos municípios com o objetivo de orientar sobre os cuidados na prevenção e incentivar as mulheres a fazerem os exames. 

A campanha quer destacar a importância das atividades preventivas contínuas para o diagnóstico precoce em mulheres com sinais e sintomas suspeitos da doença e o rastreamento voltado aos casos assintomáticos. A prevenção ao câncer de colo de útero também faz parte da campanha. 

*Testes genéticos*

Ainda durante o Outubro Rosa, a SES vai lançar dois projetos importantes na área. Um deles, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), visa o rastreio do câncer de mama. O projeto-piloto contará com capacitações de profissionais de saúde na região Macro Sudoeste, que abrange municípios como Rio Verde, Jataí e Quirinópolis. A ação também pretende construir a “linha rosa” de cuidado da saúde da mulher com realização de testes genéticos para rastreio. Goiás será pioneiro nesta testagem. 

A outra estratégia a ser lançada no mês é Projeto Digital Onco Teleinterconsulta, em parceria com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).  A ação é voltada para especialistas em oncologia, como uma rede de colaboração entre médicos para ajudar a entregar o melhor resultado ao paciente, sobretudo em casos de cânceres raros, de alto risco, bem como os de difícil manejo clínico, nos quais o profissional pode obter apoio de outro colega para tomar a melhor decisão no cuidado ao paciente.

Quanto mais precoce o diagnóstico, mais chance a mulher tem de ter sucesso no tratamento. A rede de saúde do Estado está preparada para atender a população feminina, no intuito de diminuir os casos da doença, além de promover o bem-estar dessas mulheres”, reforça o secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio, sobre a importância dos exames de mamografia e citopatológicos.

*Ações programadas*

– Dia 18/10, Dia R Goiás Veste Rosa – Todas as unidades estaduais foram convocadas para realizarem ações orientativas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e com todos os servidores vestidos na cor rosa. 

– Dia 20/10 – Ação no Shopping Gallo, na região da Rua 44, levará atendimento às mulheres, com atividades de Práticas Integrativas Complementares, testagens de ISTs/Aids e HIV e entrega de panfletos sobre câncer de mama. Atrações culturais também estão programadas para a ação que ocorrerá das 9h às 12h.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário