O Assessor Especial da Governadoria, o catalano Luiz Sampaio, participou na manhã desta sexta-feira, 29/11, do quadro “Roda Política”, da TV Sudeste, apresentado por Návio Leão e o jornalista Antonio Paulino, do site Dito e Feito. Em mais de 40 minutos de bate papo, Sampaio, que atualmente é suplente de deputado estadual, abordou diversos temas tais, como a possível candidatura de Caiado à presidência da República, a eleição de Velomar para a Prefeitura de Catalão, seu futuro na política e a Festa do Rosário de 2025, quando ele será festeiro junto com sua esposa Samara.
Luiz Sampaio concorreu a deputado estadual em 2018 e 2022 e prejudicado por questões de legenda não conseguiu se eleger, enquanto outros com menos votos assumiram cadeira na Alego. Hoje, como Assessor Especial da Governadoria, o catalano participa de eventos variados em todas as partes do estado quando o governador e o vice não podem estar presente, em razão de outros compromissos. Luiz faz política por gosto e desde adolescente já demonstrava interesse pela vida pública, assim como sua mãe, Maria da Glória, que já foi vice prefeita de Catalão.
Perguntado se pretende concorrer de novo a deputado estadual em 2026, deixa a resposta no ar respondendo que “o futuro a Deus pertence”, ou seja, não descarta essa possibilidade, dependendo das circunstâncias da ocasião. Sobre a possibilidade de Adib Elias assumir algum cargo no governo do Estado no ano que vem, afirma que o atual prefeito de Catalão, com sua vasta experiência, tem condições e deverá ser convidado por Caiado em 2025 já que seu mandato de prefeito está terminando.
Festa do Rosário
Luiz Sampaio e sua esposa Samara Esperidião vão ser festeiros da Festa de Nossa Senhora do Rosário, uma das maiores e mais conhecidas manifestações religiosas de Goiás, que acontece no mês de outubro. Sobre esse assunto, adiantou que haverá muitas modificações na estrutura e na mobilidade do evento com o objetivo de proporcionar mais conforto e comodidade ao público, como por exemplo, um espaço mais amplo e todo coberto para as celebrações religiosas que acontecem durante a festa. Além desta, muitas outras novidades vão ser implementadas na Praça do Rosário buscando sempre melhores acomodações para os fiéis.
Na condição de festeiro e integrante do governo estadual, já está articulando junto aos órgãos responsáveis por apoiar os eventos festivos importantes de Goiás, está pleiteando recursos financeiros no sentido de fazer as reformas e adaptações necessárias na estrutura da festa. Sobre esse assunto já conversou com o prefeito eleito, Velomar Rios, que já foi festeiro da Festa do Rosário e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário. Além, disso, está mantendo contato com empresas da cidade buscando patrocínio para realizar uma das melhores edições da Festas do Rosário de todos os tempos.