Início » Devotos de Santo Antônio erguem fogueira de 20 metros no AC

Devotos de Santo Antônio erguem fogueira de 20 metros no AC

de Antônio Paulino
8993 visitas

Os moradores do bairro Santo Antônio, localizado em Mâncio Lima (AC), a 298 km de Rio Branco, construíram uma fogueira de 20 metros de altura em comemoração ao dia do santo casamenteiro, nesta sexta-feira (13). Para a realização do trabalho foi necessário o empenho de mais de 20 homens. A fogueira gigante é uma tradição na comunidade e será acesa na noite desta sexta.

Um dos moradores mais antigos da comunidade, José Costa de Matos , afirma que há 20 anos a fogueira é construída para comemorar o dia do santo.

A primeira fogueira que nós construímos foi  há 20 anos, ela tinha apenas 12 metros de comprimento, mas a cada ano que passa a gente faz um pouco maior. Se Deus nos permitir no outro ano faremos esse mesmo trabalho , mas ela vai ficar ainda mais alta. O fogo dela dura quase dois dias”, contou o morador e devoto de Santo Antônio.

O trabalho dos homens começa na floresta, de onde tiram a lenha. Há três anos máquinas ajudam a erguer os quatro pilares principais. Antes o trabalho era mais árduo, eram os próprios homens que levantavam com a ajuda de cordas as peças principais da formação da fogueira.

Casamenteiro e bondoso
O pároco Benedito Ferreira, explica que Santo Antônio não é conhecido apenas por ser um santo casamenteiro, mas também por ajudar as pessoas a encontrarem objetos perdidos. As pessoas que conseguem algumas graça, segundo ele, costumam doar pão aos pobres. Ele explica ainda que a fogueira é um símbolo de luz para igreja.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário