A duplicação da BR-050 no perímetro urbano de Catalão, em Goiás, completou um ano de execução. Com aproximadamente 400 empregos diretos e indiretos gerados, a concessionária Eco050, responsável pelos trabalhos, já executou 35% de todo o projeto e fará, no próximo mês, a entrega e a liberação para o tráfego das primeiras melhorias aos usuários.
A obra é a última etapa da frente de duplicação dos 218 quilômetros da BR-050 em Goiás. Após sua conclusão, prevista para o segundo semestre de 2025, o usuário terá uma rodovia 100% duplicada do entorno do Distrito Federal até o porto de Santos, no litoral paulista.
Em Catalão, a Eco050 conta com equipes atuando em toda a extensão da obra, que engloba o trecho entre os quilômetros 275 e 286 da BR-050. Uma das frentes atua na terraplenagem, pavimentação e instalação de dispositivos de drenagem nos 12 quilômetros de vias marginais e 11 quilômetros de novas pistas em construção.
É justamente nesta frente que a concessionária fará, já no próximo mês, as primeiras entregas, com a liberação de 3,5 km duplicação, entre os km 283 e 286.
“Nosso cronograma prevê 24 meses de trabalho, mas isso não quer dizer que o usuário só poderá usufruir das melhorias ao término da obra. Ao contrário, nosso plano é fazer liberações ao tráfego sempre que um trecho for concluído, o que vai acontecer por etapas, mas de forma constante”, explica o Gerente de Engenharia da concessionária, Guilherme Gonçalves.
Além das novas pistas e vias marginais, equipes atuam na construção de 5 dispositivos viários, que incluem pontes, viadutos e retornos em desnível. “Já finalizamos a produção das vigas desses dispositivos, e as suas fundações que totalizam 128 estacas instaladas. Além disso, iniciamos a escavação da trincheira do km 280, próximo ao Posto JK, uma importante melhoria para resolver um dos principais gargalos viários que existia na cidade”, complementa Guilherme.
SEGURANÇA NO TRÁFEGO
Para a execução dos trabalhos, a concessionária Eco050 realizou desvios no tráfego da BR-050 no perímetro urbano de Catalão. As medidas foram adotadas após estudos, considerando tanto as necessidades dos usuários da rodovia, quanto as características do projeto.
Para a segurança de todos, a concessionária orienta os usuários para que respeitem a sinalização implementada e os limites de velocidade, que é de 40 km/h ao longo de toda a obra.
“Outros desvios serão realizados até conclusão dos trabalhos. Sabemos que isso pode causar transtornos momentâneos aos usuários, mas reforçamos que é algo pontual, necessário para conclusão do projeto. Por essa razão, é muito importante que todos os motoristas respeitem as leis de trânsito ao trafegarem no local, a fim de evitarmos acidentes e garantirmos um bom fluxo viário”, conclui Guilherme.
Duplicação e Melhorias da BR-050 no Perímetro Urbano de Catalão-GO
– 11 km de duplicação;
– 12 km de marginais;
– 5 dispositivos em desnível;
– 1 passarela;
– Duplicação e restauração do viaduto sobre a linha férrea;
– Geração de aproximadamente 400 empregos diretos e indiretos;
– Conclusão prevista para o segundo semestre de 2025.
Informações sobre condições de tráfego podem ser conferidas pelo telefone 0800 940 0700 que agora também é WhatsApp, site (www.eco050.com.br) e redes sociais da concessionária (@Eco050).