Atendendo a uma demanda antiga dos produtores rurais do Estado, a Equatorial Goiás lançou um projeto piloto para disponibilização de apoio técnico da distribuidora na realização de limpeza de faixa de servidão de média e baixa tensão. A iniciativa é uma parceria com o Sindicato Rural de Jataí e reforça o foco da Equatorial Goiás estar cada vez mais próxima de seus clientes.
O projeto consiste em atender à solicitação dos produtores rurais, destacando equipes da empresa para apoiar no serviço de limpeza de faixa de servidão, que é realizada pelos proprietários destas áreas rurais, com intuito de agilizar as ações e garantir a segurança de todos. A faixa de servidão faz parte do terreno do produtor rural e acompanha o percurso da linha de distribuição de energia, que foi construída com autorização do proprietário, seguindo as definições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A parceria reforça a importância dessa ação preventiva, uma vez que é fundamental que a limpeza de vegetação seja realizada antes que os galhos se aproximem da rede elétrica. O trabalho visa reduzir as ocorrências de toque ou queda de vegetação que danificam a fiação e é um dos principais motivos que levam à falta de energia, especialmente no período chuvoso.
O superintendente da Região Sudoeste da Equatorial Goiás, Adriano Coloni, destaca que o projeto piloto tem como objetivo agilizar a execução do serviço. “Desse modo, a companhia consegue destinar o efetivo de equipes para ocorrências prioritárias e o produtor rural ganha mais agilidade e gestão sobre essa manutenção tão importante para prevenir as interrupções no fornecimento de energia.”
Campanha de podas
A Equatorial Goiás também iniciou em março, uma campanha de conscientização sobre a poda de árvores. Em parceria com as Prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí, Itumbiara e Porangatu, a ação tem como objetivo informar a população sobre as responsabilidades deste trabalho, que impacta diretamente no fornecimento de energia, principalmente, no período chuvoso.
Durante a campanha, a empresa pretende esclarecer as responsabilidades para a execução das podas, além de reforçar sobre os riscos de intervenções próximas da rede elétrica, pois qualquer aproximação com os cabos de energia pode causar acidentes graves. Entre as recomendações, a companhia alerta que, se uma árvore estiver em local ou vias públicas, a poda destes galhos é de responsabilidade da Prefeitura e caso as árvores estejam em locais particulares a menos de 3 metros da rede, esta obrigação é do proprietário, ou seja, se a árvore estiver em quintais, calçadas ou em áreas residenciais, os clientes devem procurar profissionais especializados para realizar esse trabalho de forma segura.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são mais de 3 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².