O goiano não vive sem o famoso arroz com pequi, mas parece que, nos Estados Unidos, ele não caiu no paladar dos norte-americanos. Um guia online de comidas tradicionais de várias partes do mundo, o TasteAtlas, manteve pelo segundo ano consecutivo o prato típico de Goiás como a segunda pior comida do Brasil.
“Uma pequena fruta sazonal com forte sabor de queijo”, foi assim que o TasteAtlas descreveu o fruto ao avaliar o arroz com pequi. Embora seja uma fruta, o pequi, na maioria das vezes, é utilizado como um vegetal.
O prato simples, basicamente um arroz comum com a adição do fruto e um pouco de açafrão, faz sucesso por todo Centro-Oeste. A receita é uma junção de práticas culinárias estrangeiras à cultura local, usando o arroz que é de origem asiática com o pequi, uma fruta tipicamente brasileira.
A paixão dos goianos só perdeu para o famoso cuscuz paulista, que é uma junção de inúmeros ingredientes ao fubá. O guia ressaltou que, para os avaliadores, o cuscuz tem um efeito visual incrível, mas que não proporciona a mesma sensação no quesito sabor.