Para incentivar a doação de sangue no Estado, o governador Marconi Perillo visitou hoje o Hemocentro de Goiás e, após uma triagem médica, se credenciou a doar 410 mililitros (ml) para o estoque da unidade de saúde. Em tom descontraído, ele lembrou que o gesto de solidariedade também marca o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado hoje, dia 25, em todo País: “É rápido, simples e indolor. Se todos tomarem essa ação, vamos salvar vidas. Procurarei fazer isso mais vezes”.
A retirada do sangue do governador durou 9 minutos. Todo o procedimento, meia hora. Ao chegar à unidade, Marconi passou pelo cadastro, pré-triagem, onde foram averiguados peso, pressão arterial, altura, batimentos cardíacos. Depois passou pela triagem clínica, onde respondeu a um questionário sobre hábitos pessoais. Habilitado, partiu para a doação. “Doar sangue é doar vida. Espero que este ato sirva de exemplo. É um dos maiores atos de ajuda ao próximo”, destacou.
Após a doação, Marconi tomou um café e mais uma vez voltou a destacar a importância da conscientização do ato nesta Semana Nacional do Doador, cuja abertura foi realizada na última segunda-feira, dia 21, no Palácio das Esmeraldas.