Início » Mosaic busca meta de ter 30% de mulheres no seu quadro de funcionários até 2030

Mosaic busca meta de ter 30% de mulheres no seu quadro de funcionários até 2030

de Antônio Paulino
9378 visitas

Mosaic, uma das maiores produtoras globais de potássio e fosfatados combinados, está empenhada em fazer mais no seu local de trabalho e nas comunidades. O objetivo é remover barreiras e criar ambientes inovadores e colaborativos que acolhem, valorizam e respeitam a diversidade de pessoas, pensamentos e perspectivas. A empresa quer alcançar, globalmente, 30% de mulheres no seu quadro de funcionários e 30% de crescimento da diversidade nos cargos de liderança até 2030. Recentemente, a companhia no Brasil divulgou que, em 2023, atingiu a marca de 36% de mulheres ocupando posições em sua área comercial.

Para atingir essas metas, a Mosaic incorporou o tema como uma das prioridades de sua estratégia de negócios. Uma das ações desenvolvidas desde 2022 é o Programa de Liderança Feminina, realizado em parceria com o Instituto Geração Soul. A proposta é capacitar e empoderar mulheres que fazem parte do quadro de funcionários, em posições administrativas, comerciais ou operacionais, possibilitando o desenvolvimento de suas carreiras.

No último mês de março, a iniciativa concluiu a terceira turma, chegando a 93 participantes. A taxa de retenção entre as profissionais inscritas é de 99%, impactando o pipeline de talentos com perfis diversos na companhia. Além disso, cerca de 22% delas mudaram de posição após a conclusão do curso, seja por meio de movimentações laterais, com desafios em novas áreas de atuação dentro do negócio, ou de posições de maior senioridade.

O treinamento oferece aulas presenciais e online com temas como desenvolvimento e gestão de equipes e liderança. A fim de potencializar ainda mais a jornada de capacitação, uma comunidade integrada por todas as participantes do programa foi formada. O ambiente proporciona a troca de experiências e ideias, de modo a estimular um processo de desenvolvimento contínuo entre elas, por meio de uma rede ativa que fortaleça o apoio mútuo, ao longo do tempo.

Acolhemos a diversidade, pois acreditamos que diferentes perspectivas criam ambientes mais inovadores, contribuindo com a sustentabilidade da empresa e do segmento. Somos conscientes dos desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade e das barreiras que as impedem de ocupar cargos de liderança, especialmente em setores historicamente masculinizados, como o da mineração. Portanto, nós elaboramos o programa de capacitação com uma metodologia para transformar realidades por meio de conhecimentos que desenvolvem habilidade de visão estratégica, tomada de decisão e autoconhecimento”, explica Marina Antwarg, Gerente Sênior de Gestão de Talentos.

Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2023, políticas de incentivo à inclusão de mulheres estão presentes em 6 de cada 10 indústrias brasileiras. O número de mulheres tem crescido nesse contexto, mas, ainda assim, elas representam apenas um quarto da força de trabalho no setor.

Diversidade desde a contratação

A Mosaic também incorporou ações nos processos de recrutamento que estimulem a contração de mulheres. Além de um trabalho de conscientização de gestores, os processos seletivos buscam incluir, pelo menos, uma mulher na lista resumida de contratação apresentada aos gerentes. Ainda são oferecidos políticas e benefícios com maior atratividade para elas, como lactários nas unidades e escritórios. 

Durante quatro anos, a companhia liderou o comitê de Diversidade da Carta Compromisso do Setor Mineral, publicada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), para viabilizar ambientes mais inclusivos no setor. Atualmente, a Mosaic participa como membro do Comitê.

Sobre a Mosaic

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em mais de dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo, de forma segura, sustentável, inovadora e inclusiva. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Conheça nossos canais de conteúdo Nutrição de Safras e NutriMosaic. Siga-nos no FacebookInstagram e LinkedIn.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário