A concessionária esclarece que normalizou, às 15h03min desta tarde, o fornecimento de energia para clientes de Catalão. Técnicos de concessionária atuam juntamente com o Corpo de Bombeiros no local. Equipes estão no local focadas na reconstrução do trecho danificado pelo fogo.
A rápida recomposição, dos clientes afetados, foi possível através de manobras telecomandadas do sistema. Assim que o caso foi registrado, técnicos do Centro de Operações Integradas iniciaram as atuações remotas e garantiram o restabelecimento da energia.
A companhia reforça que todos os clientes estão com o fornecimento de energia 100% normalizado.
A distribuidora destaca que faz o monitoramento em tempo real do avanço das queimadas pelo estado e tem atuado constantemente para evitar qualquer transtorno aos clientes. Além disso, a concessionária acompanha extremamente preocupada a escalada de casos de queimadas que trazem ainda, graves danos para a rede de distribuição. Equipamentos novos estão sendo danificados e cabos rompidos com as ações criminosas e prejudiciais ao meio ambiente.
De janeiro até o fim da semana passada, a distribuidora registrou 742 ocorrências de incêndios próximos da rede elétrica. Um aumento de mais de 300% em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 614 casos somente nos últimos dois meses, enquanto que neste período, em 2023, foram 137 casos. As cidades com os maiores registros são Aparecida de Goiânia, Anápolis e Cachoeira Alta. O mapeamento da distribuidora mostra casos em 100 municípios, ao todo.
Além do fogo, a fumaça também compromete a qualidade do fornecimento de energia. As impurezas, fuligem e outros materiais presentes na fumaça, podem prejudicar os cabos e isoladores instalados nos postes, essenciais para o funcionamento adequado do sistema elétrico. Dependendo da quantidade de fuligem na fumaça, esses materiais podem danificar a nossa rede.
A distribuidora reforça que os clientes podem entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento para registros de ocorrências:
- Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
- Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
- Call Center 0800 062 0196;
- Atendente Virtual Clara no WhatsApp (62) 3243-2020