Matéria transcrita do Jornal Opção – edição do dia 22/04
O bolsonarismo está forte em todo o país e em Catalão não é diferente.
Na capital do Sudeste goiano, o PL lançou o produtor rural Renato Ribeiro com relativa discrição. Para cumprir tabela, de acordo com um dos adversários.
Entretanto, se a pesquisa de intenção de voto do instituto Direct estiver correta, Renato Ribeiro pode ser a grande surpresa eleitoral da disputa para a prefeitura, que se dará daqui a cinco meses.
Renato Ribeiro apareceu com 14,4%, tecnicamente empatado com Elder Galdino. O postulante do Republicanos aparece com 16,5%.
Em primeiro lugar, bem na frente, está o pré-candidato do MDB, Velomar Rios, com 32,7%.
Maria Moura, do PT, tem 6,8%. Os indecisos somam 22,7%.
Comentário sobre a pesquisa
Esperava-se que, com o importante apoio do prefeito Adib Elias, que indicou o vice, Nelson Fayad, Velomar Rios passaria dos 50% das intenções de voto. No entanto, com a definição do quadro, a expectativa de poder do emedebista caiu um pouco, ainda que esteja na liderança — de maneira confortável.
Qual o motivo da “queda” de Velomar Rios? Primeiro, talvez não seja uma queda, e sim uma reacomodação de forças. Noutras palavras, ele continua favoritíssimo. Segundo, a escolha do vice, longe de somar, pode ter retirado apoio do ex-prefeito.
Terceiro, a confirmação de Renato Ribeiro como pré-candidato, com o apoio de Bolsonaro e do senador Wilder Morais, pode ter mexido no quadro.
Há a possibilidade de que Renato Ribeiro esteja retirando votos tanto de Velomar Rios quanto de Elder Galdino.
Fala do deputado federal José Nelto
O deputado federal José Nelto, um dos apoiadores da candidatura de Velomar Rios, disse ao Jornal Opção que pesquisas encomendadas por seu grupo político mostram Velomar Rios com uma frente muito maior.
“Porém, o importante mesmo é que em qualquer pesquisa ele aparece em primeiro lugar e com uma frente bem ampla”, assinala o líder do pP. “Tenho certeza que ele tem mais de 50%.” (E.F.B.)