Início » Campanha referente ao Maio Amarelo será realizada em unidades estaduais da capital e do interior

Campanha referente ao Maio Amarelo será realizada em unidades estaduais da capital e do interior

de Antônio Paulino
5737 visitas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza, durante o mês de maio, uma série de ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da adoção de um trânsito seguro e humanizado, em que prevaleça o respeito à vida e à legislação vigente. As atividades integram a campanha Maio Amarelo, desenvolvida em todo o mundo com o propósito de reduzir taxas de mortalidade e sequelas decorrentes dos acidentes viários. Neste ano, a campanha tem como tema: “Paz no trânsito começa por você”. 

Entre as ações realizadas neste mês pela SES-GO destacam-se blitze educativa, palestras, distribuição de material informativo e seminário com a participação de especialistas. A coordenadora estadual de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva) da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO, Maria de Fátima Rodrigues, acentua que os acidentes de trânsito representam um grave problema de saúde pública devido aos altos índices de morbimortalidade. 

Diante desse cenário, a SES-GO tem o papel de produzir informações qualificadas que possam subsidiar as intervenções efetivas para a prevenção das mortes por acidentes de trânsito. A pasta também estimula gestores e profissionais das unidades de saúde a realizar ações rotineiras e pontuais sobre o respeito à legislação de trânsito”, destaca. 

Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que mais 1 milhão de pessoas morrem por ano, em todo o mundo, vítimas de desastres no trânsito. Tais acidentes também deixam entre 20 e 50 milhões de cidadãos com sequelas em todo o planeta. Em Goiás, os números de vítimas no trânsito também são preocupantes. 

Os registros do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da SES-GO mostram que no ano passado foram 1.570 mortes por acidentes de trânsito em todo o estado. Destas, 253 foram notificadas em Goiânia. Neste ano, de janeiro a abril, foram registrados 51 óbitos na capital relacionados a acidentes de trânsito. 

*Ações*

A equipe do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou no dia 08 de maio (08/05) uma ação para conscientizar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) vai iluminar a parte externa da unidade na cor amarela e promover ações de conscientização. O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em Goiânia, programou uma palestra para servidores e pacientes. 

Algumas unidades optaram por realizar blitze educativas, como o Crer, Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e Hospital Estadual de Doenças Tropicais Anuar Auad (HDT). O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) realizará dinâmicas com usuários da unidade. O Hospital Estadual de Jataí São Marcos (HWJ) permanecerá iluminado com a cor amarela em maio e profissionais da unidade, com o apoio de equipes da Secretaria Municipal de Trânsito de Jataí, ministrarão palestras. 

A SES-GO também está envolvida na realização do Encontro de Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde da Região do Entorno do Distrito Federal, que acontece no dia 28 de maio (28/05), na Câmara Municipal de Luziânia. O evento reunirá especialistas, profissionais, gestores públicos e privados, bem como representantes da sociedade civil, com o objetivo de discutir e apresentar possíveis soluções para os desafios enfrentados no contexto dos deslocamentos urbanos e no transporte de mercadorias nas cidades.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário