O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), em Goiânia, conquistou o prêmio “Excelência em Qualidade Clínica e Segurança do Paciente”, na noite de quarta-feira (11/9), durante o Congresso Mundial dos Hospitais. Um dos maiores da área, o evento é uma realização da Federação Mundial dos Hospitais, e este ano ocorreu no Rio de Janeiro (RJ).
“Estamos comprometidos em transformar Goiás em um estado que realmente faz a diferença na vida das pessoas. Avançamos muito na área da saúde, ampliando e modernizando a rede, para garantir que os serviços cheguem a quem realmente precisa”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, ao lembrar que a unidade do Governo de Goiás é considerada referência em cuidados prolongados.
O prêmio é fruto do trabalho da equipe multidisciplinar do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais. Desde sua criação, em dezembro de 2021, a iniciativa realizou mais de 21.907 atendimentos na casa dos pacientes, o que evita grandes deslocamentos e facilita a continuidade do tratamento.
“Esse serviço tem sido um exemplo da dedicação e humanização, proporcionando aos pacientes uma atenção que transcende os muros do hospital. É um orgulho imenso para Goiás e para o Brasil” destacou o secretário da Saúde, Rasível Santos. A diretora-geral do HDS, Mônica Ribeiro Costa, também comemorou o resultado. “Estamos honrados em saber que nosso serviço está transformando vidas e levando esperança às famílias”, avaliou.
Avanços
Um dos pacientes do programa é o senhor Omirair Rosa de Barros, que se tornou paraplégico após acidente de moto, em 2021. Sua esposa, Dhionia Santana da Silva, destaca que as visitas regulares têm garantido avanços na recuperação, dia a dia. “Quando ele veio para casa, estava totalmente dependente, não mexia as mãos, mal conseguia mover o pescoço”.
Ainda de acordo com ela, Omirair está sempre com as feridas bem cuidadas e já tem controle parcial do tronco, consegue se sentar, fazer a barba, comer sozinho, usar o telefone e trocar os canais da TV. “Para nós, o atendimento do HDS foi uma verdadeira bênção, e só temos gratidão pela equipe, que nos trata com amor, carinho e atenção“, finaliza.