Início » Irregularidade das chuvas vai influenciar na produção de soja em Goiás este ano, prevê a Expedição Safra Goiás, que passou por Catalão nesta segunda-feira (15/01)

Irregularidade das chuvas vai influenciar na produção de soja em Goiás este ano, prevê a Expedição Safra Goiás, que passou por Catalão nesta segunda-feira (15/01)

de Antônio Paulino
911 visitas

A Expedição Safra Goiás que está percorrendo todo o Estado passou por Catalão nesta segunda-feira (15/12). O projeto, promovido pela FAEG, SENAR, IFAG, SEMAD, Embrapa e Sindicatos Rurais, está fazendo um levantamento da situação da lavouras de soja em Goiás com o objetivo de se inteirar da situação atual das plantações e produzir uma prognóstico da safra que será colhida este ano.

O clima irregular se tornou desafiador para os produtores em razão da escassês de chuva no momento em que as lavouras mais precisaram dela para se desenvolver. O fenômeno la niña tem sido o principal fator que tem causado preocupação aos produtores, pois, a irregularidade das chuvas está interferindo no desenvolvimento da cultura da soja, e já se sabe que haverá prejuízo para os plantadores. Os técnicos da Embrapa, que estão percorrendo o Estado nessa Expedição Safra Goiás, contam que na região de Catalão depararam com plantações irregulares, de variados tamanhos e estágios diferentes de formação dos grãos, justamente pela falta de chuva no momento necessário.

Os técnicos que fazem parte desse projeto alertam os produtores para que fiquem atentos à previsão do tempo que tem sido o principal fator de influência sobre a produção da soja em Goiás. Durante as palestras, os profissionais citaram exemplos de produtores da região Sudoeste do estado que tiveram que fazer o replantio três vezes, o que vai causar prejuízo aos produtores. De Catalão, a Expedição Safra Goiás segue percorrendo o Estado e vai visitar 80 municípios.

0 comentario
1

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário