Início » Autoridades e profissionais da Saúde de Catalão se reúnem para traçar estratégias de enfrentamento ao autoextermínio

Autoridades e profissionais da Saúde de Catalão se reúnem para traçar estratégias de enfrentamento ao autoextermínio

de Antônio Paulino
480 visitas

Cerca de 60 servidores da Rede de Atenção à Saúde participaram, nesta sexta-feira (22/09), no Auditório da Prefeitura de Catalão, de palestra e mesa-redonda com especialistas em prevenção ao suicídio.

Na abertura do evento estiveram presentes o prefeito de Catalão, Adib Elias; o secretário municipal de Saúde, Velomar Rios; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rubens Pena; e o vice-reitor da UFCAT, Cláudio Maia.

Todas as autoridades que compuseram a mesa foram unânimes em afirmar que o fortalecimento da rede de atenção básica é o principal caminho para a comunidade saber lidar com “este fenômeno complexo e de vários fatores que vem tirando a vida de muita gente, principalmente de jovens de 15 a 19 anos”, disse Lorena Vargas, coordenadora de Saúde Mental de Catalão e organizadora do encontro.

 “Saber identificar comportamentos que levam ao autoextermínio e saber acolher essas pessoas e seus parentes é fundamental para a redução dos números de casos”, disse a psicóloga da UFCAT, Pollyana Lisita, que participou de mesa-redonda compartilhando conhecimento adquirido como pesquisadora da universidade, com ênfase no atendimento aos familiares e amigos enlutados.

A palestra do evento foi proferida pelo Dr. Alexandre Henrique Correia Rosa, psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) José Evangelista da Rocha. Ele respondeu a diversos questionamentos dos profissionais da Saúde. Com o tema Transtornos Mentais e Fatores de Risco de Suicídio, o psiquiatra expôs as condutas mais apropriadas para identificar e amparar os afetados que buscam ajuda na Rede SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde de Catalão promove o Setembro Amarelo, mês dedicado à Saúde Mental, desde 2015.

*Sobre suicídio*

Nas últimas décadas, o suicídio virou caso de saúde pública, como se as autoridades de saúde estivessem enfrentando um fenômeno complexo e multifatorial. De acordo com vários órgãos de saúde, os números são relevantes.

Média anual de suicídio no mundo: 1.000.000 de pessoas

Média diária de suicídio no Brasil: 28 pessoas

Faixa etária mais atingida: jovens de 15 a 19 anos

Para cada morte por suicídio, 20 outros casos são registrados como tentativa.

_Catalão, cidade que Sonha e Faz!_

SECOM | Prefeitura de Catalão

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário