Início » Começou em Catalão a Campanha de Vacinação contra Poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil

Começou em Catalão a Campanha de Vacinação contra Poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil

de Antônio Paulino
6508 visitas

As unidades de saúde de todo o município de Catalão começaram, na segunda-feira(27) a campanha de imunização contra poliomielite (paralisia infantil). A vacina vai estar disponível nos postos de saúde de Catalão e distritos até o dia 14 de junho.

A expectativa é imunizar 95% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, de acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Catalão, Ariana Martins da Costa.

*Importante*

Para a imunização, os pais devem ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a caderneta de vacinação e um documento pessoal da criança..

*Serviço*:

Campanha de Vacinação Contra Poliomielite (paralisia infantil)

Período: de 27/05 a 14/06

Horário:  das 7h às 11h e das 13h às 16h45

Local: em todas as unidades de saúde do município

Público alvo: crianças de 6 meses a menores de 5 anos

Dia D de vacinação: 8 de junho (sábado)

*Sobre a Poliomielite*

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves pode evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

A estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.

A poliomielite acaba trazendo complicações ao longo da vida, a conhecia síndrome pós-pólio. Mas, graças à vacinação, elimina-se o risco de contágio com pessoas que foram afetadas. No entanto, ainda há a circulação do vírus no mundo. Por isso, a estratégia de vacinação existe. Além de proteger as crianças, contribui com a erradicação da poliomielite.

Atualmente, o Brasil está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral (gotinhas) poliomielite (VOP) para um reforço com vacina intramuscular inativada poliomielite (VIP). A previsão é de que a medida seja adotada no segundo semestre de 2024.

SECOM | Prefeitura de Catalão

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário