Início » Em reunião com Lula e Camilo Santana, Caiado apresenta resultados da alfabetização em Goiás.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), se reuniu na manhã desta terça-feira, 28, com o presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva (PT), e com o Ministro da Educação, Camilo Santana. O encontro entre os chefes do Executivo, que acontece no Palácio do Planalto, tem como objetivo discutir a participação dos estados no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, firmado entre Governo Federal e estaduais em 2023.  

O Governo de Goiás leva à mesa contribuições ligadas ao programa AlfaMais, projeto de alfabetização de crianças no 1° e 2° ano do ensino fundamental em todo o estado. Ao todo, o programa, que teve início em 2022, já abarca 1.633 escolas nos 246 municípios goianos, com mais de 300 mil alunos envolvidos. 

Metas

Em entrevista ao Jornal Opção, a superintendente da educação infantil e ensino fundamental de Goiás, Giselle Faria, explica que o encontro deve apresentar resultados da alfabetização dos alunos da rede pública, dar previsões orçamentárias para aplicação do Compromisso Nacional, além de estabelecer metas ligadas ao projeto até 2030. “Levantamento preliminar feito pelo governo estadual mostra que a gente já atingiu a meta de 2025 praticamente”, aponta. 

Alfabetização em Goiás

A eficácia do projeto AlfaMais já é reconhecida pelo censo IBGE mais recente sobre alfabetização no Brasil, que coloca Goiás acima da média nacional, sendo o oitavo estado que mais alfabetiza sua população em todo o país, entre crianças e adultos. Segundo a superintendente, foram quase R$ 100 milhões investidos nas políticas de alfabetização em Goiás. 

Giselle afirma que 97% dos alunos no final do 2° ano do fundamental terminam a série alfabetizados. O número é resultado de um teste de nivelamento feito com 92% dos estudantes do segundo ano do ensino fundamental em Goiás. O programa, diz, vai buscar atender grupos marginalizados no quesito aprendizagem, como crianças em situação de vulnerabilidade social. “Existe busca ativa para trazer todas as crianças para escola”, concluiu. 

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário