Início » Golpistas tentam tirar dinheiro de famílias que tem pacientes internados em hospitais de Catalão

Golpistas tentam tirar dinheiro de famílias que tem pacientes internados em hospitais de Catalão

de Antônio Paulino
600 visitas

Nas últimas horas os três hospitais de Catalão: Santa Casa, Nasr Fayad e São Nicolau alertaram pacientes e familiares que golpistas estão usando o nome das unidades hospitalares pedindo dinheiro para a realização de exames e compra de medicamentos.

Aproveitando-se da fragilidade emocional e do momento delicado, é cada vez mais comum criminosos se passarem por médicos ou funcionários de hospitais na tentativa de conseguirem dinheiro de familiares que têm algum parente internado. Nas diversas plataformas digitais, os hospitais de Catalão alertaram a comunidade sobre o conhecido golpe aplicado por estelionatários envolvendo pacientes internados.

Fique atento

As direções dos três hospitais reforçaram que não passam nenhuma informação de prontuário via telefone ou mensagens e toda comunicação desta finalidade é feita presencialmente por um funcionário identificado. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os profissionais não são autorizados a transmitir informações sobre os pacientes por telefone ou mensagens. Na dúvida, a orientação é procurar pessoalmente pelos profissionais que atuam na unidade hospitalar.

“Golpistas têm adentrado o sistema informativo de estabelecimentos de saúde e emitido cobranças às famílias com pacientes internados sobre a necessidade de cirurgias ou compra de medicamentos”, afirmou a Comunicação da Santa Casa. “Neste momento, estamos alertando os familiares dos pacientes no ato da internação para que não deem qualquer valor solicitado em nome do hospital. Solicitações financeiras que anônimos façam a familiares devem ser comunicadas à administração do hospital para a tomada de medidas policiais. Venho pedir para que ninguém realize transferência bancária ou pix. Jamais pediremos dinheiro”, alertou.

Orientações

A orientação alerta para que familiares não façam transferências bancárias a partir de contato telefônico ou por mensagens. Qualquer pagamento particular deverá ser realizado apenas na tesouraria de cada hospital. Como medida de segurança, caso recebam uma ligação dessa natureza, finalizem imediatamente a chamada e entre em contato pelo Serviço de Atendimento ao Usuário ou Delegacia de Polícia a fim de registrar o ocorrido.

Ouvidoria SANTA CASA DE CATALÃO: (64) 3040-5700

Ouvidoria HOSPITAL NASR FAYAD: (64) 3411-2211

Ouvidoria HOSPITAL SÃO NICOLAU: (64) 3442-9367

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário