Início » Maio Furta-Cor: Una Catalão sedia Simpósio Pela Saúde Mental Materna

Maio Furta-Cor: Una Catalão sedia Simpósio Pela Saúde Mental Materna

de Antônio Paulino
3702 visitas

No mês em que é celebrado o Dia das Mães, os dias 21 e 23 de maio são de destaque em Catalão com a programação da campanha Maio Furta-Cor: conscientização sobre a saúde mental materna. O evento, intitulado II Simpósio Catalano pela Saúde Mental Materna tem como representante municipal da campanha a psicóloga Samara Pazeta Gomes. A Una Catalão – Ecossistema Ânima – é parceria e sediará o evento, que é aberto a toda população.

A programação traz três palestras por dia com profissionais de várias áreas: psicologia, direito, ginecologia e obstetrícia, neurologista, psiquiatra, inclusão e maternidade atípica e consultora de moda (Confira a programação completa abaixo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via Google Docs: https://docs.google.com/forms/d/1MHUYr_8oIQ7WN5PSfRUcOAh49PxE8y2ud7PbHnxDGIE/viewform?edit_requested=true

O evento pretende interagir com várias esferas da sociedade. No âmbito educacional, por exemplo, haverá participação voluntária dos discentes e docentes da Una Catalão e demais instituições de ensino superior.  A troca de conhecimentos e construção de saberes ganha uma diferencial nessa edição: serão capacitados, gratuitamente, profissionais da rede pública de saúde do município para um diagnóstico precoce de transtorno mentais em pacientes perinatais (período entre a gravidez, parto e puerpério).

A Campanha Maio Furta-Cor nasceu há três anos, visando enaltecer a importância do acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além de conscientizar sobre a necessidade de uma rede de apoio às mães. O objetivo é evitar angústias e adoecimento mental provenientes das mudanças enfrentadas ao longo da gestação e na lida com os filhos.

Programação – Maio Furta-Cor – II Simpósio Catalano pela Saúde Mental Materna

21/05 – Terça-feira

19h – Credenciamento

– Abertura/Apresentação Cultural: Dança Materna (com Juliana Queiroz)

– Mesa de autoridades

20h30 – Palestra: Como a saúde mental materna impacta você (Samara Pazeta Gomes: Psicóloga, educadora perinatal, especialista em Psicologia Perinatal e Obstétrica, regente municipal do Maio Furta-Cor, organizadora Mobilização Catalana pela Saúde Mental Materna, e mãe do Gabriel e da Maria Luiza)

– Lanche e sorteios

22/05 – Quarta-feira

19h – Palestra: Medidas legais na construção do parto humanizado (Fausto Freire de Mesquita: Advogado especialista em direito médico e da saúde, presidente das Comissão de Direito Médico, da Saúde e Sanitário (OAB/GO – Catalão).

19h45 – Palestra: Infertilidade, dificuldades em engravidar e perdas perinatais, um olhar humanizado (Laurinelle Melo: Ginecologista e Obstetra, e mãe)

20h30: Palestra: Principais adoecimentos perinatais (Clayton Martins Borges: Médico clínico geral e Neurologista)

23/05 – Quinta-feira

19h – Palestra Maternidade atípica: Descoberta, desafios e possibilidades (Juliana Santos: Professora, palestrante, Pedagoga especialista em educação especial e inclusiva, e mãe)

19h45 – Palestra: Medicação x Perinatalidade – Riscos, benefícios e possibilidades (Ludmilla Martins: Médica psiquiatra e mãe)

20h30 – Palestra: Reencontrando a mulher/ mãe – como o autocuidado pode contribuir nessa reconstrução de si mesma (Denise Gabaldo: Consultora de imagem e visagismo)

Sobre a Una

Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima – maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário